Vigilância fiscaliza fornecimento de bulas em farmácias de manipulação

Pioneira no país, medida pretende orientar os pacientes sobre a maneira correta no uso desses remédios

Agentes Sanitários fiscalizam farmácias do município em adequação a nova Lei

Agentes da Vigilância Sanitária de Colombo, juntamente com os representantes da Vigilância Sanitária do Estado do Paraná, começaram no dia 31, as ações de fiscalização a respeito da Lei Estadual 17.051/2012, que determina a obrigatoriedade das farmácias de manipulação em fornecerem bulas junto com os medicamentos.

A medida, pioneira no país, pretende orientar os pacientes sobre a maneira correta no uso desses remédios. De acordo com o coordenador do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, a implantação das bulas é um reforço para a melhor informação. “A obrigatoriedade das bulas para esses medicamentos ajuda a prestar mais esclarecimentos na forma como cada paciente irá administrar os remédios, ajudando na segurança e proteção dos consumidores’, explica.

Para a farmacêutica Priscila Costa, da Vigilância Sanitária de Colombo, setor da Secretaria Municipal da Saúde, a medida é de extrema importância e muitas vezes é desconhecida pelos pacientes. “Os medicamentos manipulados apresentam riscos semelhantes aos industrializados, que já vem com as bulas, e por isso informações como: contra-indicações, advertências, cuidados na manipulação, entre outros, colaboram na saúde dos pacientes,” destaca.

A farmacêutica Aline Kaufmann, responsável por uma das farmácias fiscalizadas, afirmou que a nova legislação é um importante avanço na assistência farmacêutica, mas exigiu algumas mudanças na rotina da farmácia. “Levamos cerca de um mês para nos adequar às novas normas. Tivemos que implantar um programa específico para emitir as bulas, mas sabemos que isso trará diversos benefícios a nossos clientes”, diz.

Bula de medicamentos manipulados auxilia na informação dos pacientes

Em algumas farmácias, o consumidor poderá escolher ainda entre a bula impressa ou a bula online, enviada através de email cadastrado no estabelecimento. O objetivo é que a pessoa tenha sempre acesso ao conteúdo da bula onde quer que esteja.

OUVIDORIA
Para garantir o cumprimento da lei das bulas em todo o Paraná, a Vigilância Sanitária também conta com a ajuda da população. Caso alguém saiba de alguma farmácia que não esteja cumprindo a nova norma é possível fazer uma denúncia por intermédio da Ouvidoria do SUS. A manifestação pode ser registrada pelo telefone 0800 644 4414, pelo site www.saude.pr.gov.br (Ouvidoria). Em Colombo as informações podem ser passadas para a Ouvidoria da Saúde no telefone 41-3656.3606/3697.

As farmácias que não estiverem de acordo com a Lei, estarão sujeitas a sanções, desde uma primeira notificação ou multa, até a suspensão do direito de manipulação e venda dos produtos.

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br