Coronavírus – Esquema especial garante a vacina H1N1 para os idosos

Devido a ameaça do Coronavírus – COVID-19 – as Escolas Municipais e Centros de Convivências receberão os idosos para vacinação, afim de evitar aglomeração de pessoas

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde começará a vacinar os idosos contra a gripe  Influenza – nesta segunda-feira, 23. Devido a ameaça do Coronavírus (COVID-19), – as Escolas Municipais e os Centros de Convivências – receberão os idosos para serem imunizados. A medida visa diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde do município, evitando a aglomeração.

“Estas medidas buscam trazer comodidade e segurança para as pessoas com 60 anos ou mais. Por isso, se houver filas, voltem para casa – em um outro horário, ou procurem uma escola ou um centro de convivência mais próximo da sua casa. Estamos passando por um momento delicado que necessita de muita responsabilidade. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, em um curto espaço de tempo, a rotina de todos voltará a normalidade, disse a Prefeita Beti Pavin.

De acordo com o Secretário da pasta, a campanha de vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9). “Mas, é importante ressaltar que a vacina não previne contra o novo vírus. Porém, é necessário proteger os colombenses contra a influenza.  Assim minimizamos o impacto sobre os serviços de saúde”, explicou. Vale ressaltar, que os sintomas da gripe e do coronavírus são semelhantes e essa antecipação tem como principal objetivo reduzir os casos de influenza na cidade.

Sobre a Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza priorizará os idosos e os profissionais de saúde, nesta primeira fase. A campanha que segue até o dia 22 de maio acontecerá em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

– Primeira fase: 23 de março a 16 de abril: idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde;

– Segunda fase: de 16 de abril a 09 de maio: professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos e os profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Terceira fase: de 09 de maio (Dia D) a 22 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Serviço:
Vacinação contra a gripe influenza
Horário: 8h30 às 12h e 13h às 16h30

Confira os locais disponíveis para a vacinação dos idosos:

Foto: Divulgação/ PMC