V Conferência debate garantia de direitos sociais e políticas públicas para idosos

A iniciativa reúne cerca de 400 pessoas e visa sensibilizar todas as esferas sobre a importância ativa dos idosos no meio social

A V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso reuniu cerca de 400 pessoas no auditório da Regional Maracanã

Para discutir o futuro da pessoa idosa, em Colombo foram propostas ações para a ampliação da participação das pessoas idosas no âmbito social e familiar durante a V Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Colombo por meio da secretária de Assistência Social, nesta terça-feira, (30) reuniu cerca de 400 pessoas, no auditório da Regional Maracanã.

A prefeita Beti Pavin marcou presença no evento e ressaltou sobre importância da iniciativa que visa sensibilizar todas as esferas sobre a importância ativa dos idosos no meio social. “Junto vamos construir caminhos para garantir que os nossos idosos tenham o direito de envelhecer com dignidade”, ressaltou a prefeita.

A prefeita Beti Pavin marcou presença no evento e ressaltou sobre importância do encontro

Nesta edição, a conferência trouxe como tema principal o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, além do debate de temas pertinentes a pessoa idosa. Na ocasião, também foram referendados 14 conselheiros para compor a Gestão 2015/2017.

“Os nossos idosos envelheceram, mas nem por isso deixaram de participar da vida social. Eles possuem experiência para nos passar e merecem envelhecer com dignidade e serem respeitados, pois já contribuíram muito em nosso município. Precisamos garantir dignidade, saúde, cidadania, e a participação na convivência familiar e da comunidade”, explica a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Os grupos de debates foram divididos a partir dos seguintes eixos: gestão de programas, projetos, ações e serviços; financiamento – Fundos da Pessoa Idosa, financiamento – orçamento público, política e controle social, sistema de garantia dos direitos humanos, implantação e fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais.

Durante a Conferência estavam presentes as seguintes autoridades do município: a Prefeita Beti Pavin, a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, os vereadores Gilgera, Ratinho, Marquinhos Berlesi, Clodoaldo e Anderson Prego e o Promotor de Justiça de Colombo, Alessandro Betega.

Foto: Marcio Fausto/ PMC