Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Unidades de Saúde promovem coleta de exame de preventivo neste sábado, dia 13

O câncer do colo do útero, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil

“A coleta de preventivos segue sendo o principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero. É recomendável que as mulheres com idade entre 25 e 64 anos realizem o exame para se prevenir, e constatar ainda no início a doença, se for o caso”, explica o secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth.

Pensando nisso, as 24 Unidades de Saúde do município estarão abertas (exceto US Capivari/Rural) – neste sábado, 13, das 8h às 12h – para realizar os exames preventivos (Papanicolau).

As mulheres interessadas em participar devem apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG. Vale lembrar, que para realizar o exame, não pode estar menstruada e não tenha relações sexuais, não usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e pode ser feito gratuitamente durante todo o ano, em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do Município.

O câncer do colo do útero, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

Serviço

Para mais informações e dúvidas

Unidade de Saúde da Mulher

Endereço: Rua Joaquim Rocha, 268 – Maracanã.

Contato: 3663.2254 / 3675.0357

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc

Foto: Divulgação/ PMC