Unidades de Saúde fazem horário estendido para coleta de exames preventivos

Nos dias 20, 23 e 25 de outubro, as Unidades CAIC, Guaraituba, Maracanã, Monte Castelo, Osasco e Sede terão horário estendido, das 08h até as 19h; O público alvo da campanha são mulheres com idade entre 25 e 64 anos

O mês de outubro é marcado todos os anos por um período de mobilização nacional – conhecido como Outubro Rosa.  A iniciativa visa estimular o cuidado à saúde da mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

De acordo com a programação da Secretaria de Saúde, nos dias 20, 23 e 25 de outubro, acontece a coleta de preventivos (Papanicolau), nas 24 Unidades Básicas de Saúde de Colombo. Vale ressaltar, que no sábado, 20, as coletas serão das 8h às 14h, nas UBS da região.

“É recomendável que as mulheres com idade entre 25 e 64 anos realizem o exame para prevenir as chances de desenvolver o câncer de colo de útero. A coleta de preventivos segue sendo o principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero, nele pode ser constatado precocemente lesões que podem indicar a existência da doença ainda no início e evitar seu crescimento”, explica o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Horário estendido

Nos dias 23 e 25 de outubro, as UBS: CAIC, Guaraituba, Maracanã, Monte Castelo, Osasco e Sede atenderão com horário estendido, das 08h até as 19h. A ação da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde visa alcançar a meta de cobertura da população alvo. “Além de promover a saúde das mulheres e prevenir as doenças”, disse Dr. Antoninho.