Unidade de Saúde Moinho Velho realiza palestra voltado à saúde da mulher

Os temas abordados foram planejamento familiar e alerta sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

A enfermeira Janete Laskowski explicou quais são os melhores métodos contraceptivos para cada mulher

O principal objetivo do encontro é esclarecer as dúvidas sobre planejamento familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis

A nova Unidade de Saúde – UBS Moinho Velho vem realizado, desde sua abertura, uma série de ações voltadas à população. A intenção é garantir um atendimento mais humanizado e solucionar problemas que estão sendo notados durante os atendimentos a população. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde tem apoiado essas iniciativas.

Na última segunda-feira, 30, as enfermeiras da UBS ministraram uma palestra para as mulheres sobre os temas: sensualidade, sexualidade e sexo. O principal objetivo é esclarecer dúvidas sobre qual o método contraceptivo indicado para cada mulher, incluindo a colocação de um dispositivo intrauterino (DIU) não hormonal que previne a gravidez, porém não dispensa o uso da camisinha para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), assunto que também foi abordado no encontro.

Segundo o Secretário de Saúde, Fernando Aguilera muitas pessoas ainda precisam de orientações sobre a importância do planejamento familiar e prevenção de doenças mais graves relacionadas ao sexo sem segurança. “Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o nosso dever é oferecer acesso a recursos informativos e educacionais que garantam a prática do planejamento familiar. Além disso, é muito importante estar atento, aos métodos de prevenção contra as DSTs para obter uma vida mais saudável,” afirmou o secretário da pasta.

De acordo com a coordenadora da UBS, Suzana Rabelo existe muitas mulheres, entre 15 e 17 anos, que já estão na segunda gestação. “Muitas delas têm dúvidas sobre como utilizar os métodos contraceptivos, outras, por exemplo, não podem utilizar a pílula e pedem indicação de outras formas de prevenção em relação à gravidez indesejada. Também esclarecemos que a camisinha, utilizada de maneira correta, é a única maneira de evitar a AIDS e outras DSTs,” afirmou.

Foto: João Senechal/PMC