Trabalho social realizado em Colombo ganha apoio do governo estadual

Durante o encontro foram discutidos os trabalhos desenvolvidos na cidade e a parceria que pode ser desenvolvida entre Estado e município

Durante a reunião foram apresentadas para a secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, as ações desenvolvidas pela Secretaria da Ação Social e Trabalho de Colombo

Aconteceu nesta terça-feira (17) a reunião que tratou do apoio que a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social está disposta a dar aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Ação Social e Trabalho, em Colombo. Participaram a prefeita, Beti Pavin, e as secretárias Maria da Silva Souza, municipal, e Fernanda Richa, estadual.

A prefeita explicou que a reunião teve como principal objetivo expor todos os trabalhos desenvolvidos e buscar uma parceria que possa auxiliar no desempenho de todas as ações. “Realizamos este encontro com o intuito de fortalecer o processo da gestão da assistência social em Colombo, tanto na esfera estadual quanto municipal. Nós queremos o apoio técnico, logístico e financeiro da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, representada pela Fernanda, e, através disso, melhorar de forma considerável o trabalho realizado nos Centros de Convivência, nos Cras e no Creas, em Colombo”, disse Beti Pavin.

É nos 25 Centros de Convivência, nos seis Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em Colombo, que acontecem as principais ações desenvolvidas pela secretaria e o apoio pretende implementar todas estas iniciativas na rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O fomento à capacitação profissional e de geração de renda também é alvo desta parceria. Mais de 1000 pessoas foram capacitadas nas mais diversas áreas profissionais no primeiro semestre de 2013 e outras mil devem receber a capacitação no segundo semestre. O resultado é uma maior geração de renda para as famílias e desenvolvimento econômico para o município.

O trabalho desenvolvido

O resultado da reunião é uma parceria, cujo apoio técnico, logístico e financeiro do governo estadual, vai melhorar de forma considerável o trabalho realizado nos Cras, Creas e Centros de Convivência

A Secretaria da Ação Social e Trabalho atende desde crianças e adolescentes, de seis a 15 anos, até os idosos colombenses. O trabalho mantém a política de atendimento, priorizando o Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), nos Cras, que já atendeu mais de mil famílias, além de implantar o Programa Família Paranaense, ampliando ainda mais este número.

A secretária municipal, Maria da Silva Souza, conta quais são as principais metas para esta parceria que as secretarias pretendem firmar. “A principal política de trabalho é desenvolver ações de prevenção e de atendimento às vítimas de todas as formas de violência – mulher, criança, idoso – e minimizar os danos que esta violência ou abandono dos menos favorecidos causam em âmbito psicológico, financeiro e social. Para isso temos que desenvolver uma política preventiva e protetiva,” explica Maria.

Diversos projetos funcionam hoje no município, entre eles o Projeto Atitude e o Projeto Nosso Jovem que promovem principalmente o desenvolvimento global da criança e do adolescente nos aspectos culturais e sociológicos. Além disto, mais de 1200 idosos participam de atividades nos Centros de Convivência. “O apoio recebido por nós, do estado, vai fazer com que todo este trabalho seja otimizado. Este esforço aumenta a qualidade de vida para a população que realmente precisa de governo,” finaliza a prefeita Beti Pavin.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br