Social lança o Programa Família Acolhedora de Colombo

A ação atenderá crianças e adolescentes de Colombo, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial

Acontece no dia 22 de outubro, às 8h30, o Lançamento do Programa Família acolhedora de Colombo, no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa), no bairro Alto Maracanã.

A ação promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social tem como principal objetivo convidar as famílias colombenses a abrirem as portas de suas casas para acolherem provisoriamente crianças e/ ou adolescentes em situação de risco, como hospedes.

“As famílias cadastradas precisam ter um espírito altruísta e dispostas a dar carinho, atenção e proteção a estas crianças e adolescentes. Elas precisam sentir que serão bem recebidas e queridas neste novo ambiente familiar – assim, aumentará a sua autoestima. Lembrando que não é adoção e sim um acolhimento provisório”, disse a secretária da pasta. Maria da Silva Souza.

O Programa Família Acolhedora atenderá crianças e adolescentes de Colombo, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial. “Este projeto de Lei nº 018/2019 esclarece que ao receber uma criança ou adolescente em acolhimento, não significa integrá-lo como filho. As famílias terão a função de prepara-las para seu retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção”, enfatizou a secretária.

Vale lembrar que o Programa Família Acolhedora será subsidiado em recursos financeiros do município, por meio da secretaria de Assistência Social, do Fundo para Infância e Adolescência – FIA e de Convênios com o Estado e a União.

Inscrições das famílias

A inscrição das famílias interessadas em participar do programa será gratuita, feita por meio do preenchimento de Ficha de Cadastro do Programa, na Secretaria de Assistência Social.

Os interessados devem possuir os seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de vinculo trabalhista com apresentação de carteira de trabalho ou contrato trabalhista e se aposentado ou pensionista apresentar cartão do INSS.

Serviço:

Programa Família Acolhedora de Colombo

Dia: 22 de outubro – terça-feira

Horário: 8h30

Local: CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa) – Rua Professora Otília de Souza Ferrarini, 855 – bairro Alto Maracanã