Social e Provopar promovem ação em prol da Campanha Outubro Rosa

A iniciativa teve como objetivo atualizar, compartilhar e disseminar informações a respeito de formas de diagnóstico e tratamento; contribuindo assim para a detecção precoce da doença.

O “Outubro Rosa” é um movimento que busca chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. Sabendo da relevância da campanha, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Provopar Colombo (Programa do Voluntariado Paranaense), promoveu na última quarta-feira, 9, uma ação com diversas atividades para as mulheres.

A programação realizada no Teatro Elizabeth Savala – localizado na Regional Maracanã – contou com palestras, orientações e entrega de brindes. Além de atualizar, compartilhar e disseminar informações a respeito de formas de diagnóstico e tratamento – contribuindo assim para a detecção precoce da doença.

“A rotina acelerada faz com muitas mulheres deixem sua saúde em segundo plano. Campanhas como a do ‘Outubro Rosa’, além de prevenir buscam mostrar a importância dos cuidados com a saúde da Mulher”, explicou a Prefeita Beti Pavin.

Participaram como palestrantes a Geriatra Dra. Déborah Almeida, que abordou a diferença entre Senescência e Senilidade, e a Enfermeira Marina Luiza de Castro que debateu sobre o Câncer de Mama e Rastreamento.

O evento contou ainda com um bazar promovido pela Provopar Colombo e esclarecimentos sobre o Programa Saúde da Mulher. O Conselho da Mulher entregou informativos, além de serviços de maquiagem.

Para o vice-prefeito, Sergio Pinheiro estimular a mudança não apenas no pensamento, mas no comportamento das mulheres é essencial para a diminuição dos casos. “Mudanças nos hábitos como a realização de atividades físicas e uma alimentação saudável, impactam diretamente na diminuição do risco de desenvolver diversas doenças graves, inclusive o câncer”.

Participaram do evento a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; a Presidente da PROVOPAR Colombo, Paula Pinheiro; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Colombo, Neosete de Fátima Faria; a Assistência Social do Conselho das Comunidades de Colombo, Miriam. Além dos vereadores Gilgera e Marcos Dumonte.

Foto: Marcio Fausto/ PMC