Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é desenvolvido em Colombo

As famílias prioritárias no atendimento desta ação são identificadas e encaminhadas, por meio dos programas sociais desenvolvidos pela prefeitura

A secretaria de Assistência Social desenvolve no município o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A ação é destinada às crianças e adolescentes, entre seis e 15 anos e idosos

As famílias prioritárias são identificadas e encaminhadas por meio dos CRAS, Projetos Pró-Criando e os Centros de Convivência do município

Com a finalidade de complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza a iniciativa possui caráter preventivo e proativo. “Lembrando, que é sempre pautado na defesa e afirmação de direitos. Além, do desenvolvimento de capacidade e da potencialidade das pessoas que são beneficiadas, buscando alternativas emancipatórias”, destaca.

A ação é promovida em grupos organizados, a partir, da trajetória de vida destas pessoas para garantir a conquista progressiva, conforme o seu ciclo de vida, as trocas culturais e de vivências. Entre os métodos utilizados durante o trabalho estão: a criação de espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção de seus membros; o estímulo e orientação dos usuários na construção e reconstrução de suas histórias de vida; a organização por trajetória, conforme as especificidades dos ciclos de vivência; e também o incentivo, a participação comunitária, a apropriação dos espaços públicos e o protagonismo na sociedade.

Entre os principais objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão: assegurar os espaços de convívio familiar, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; a valorização da cultura de família e comunidades locais pelo resgate de suas culturas e a promoção de vivências lúdicas; desenvolver o sentimento de pertença e de identidade; além de, promover a socialização e a convivência.

“As famílias prioritárias no atendimento deste serviço são identificadas e encaminhadas por meio dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), para os Projetos Pró-Criando e os Centros de Convivência do município”, explica a secretária da pasta.

Público-alvo

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é destinado às crianças e adolescentes, entre seis e 15 anos de idade, encaminhadas pelos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Colombo, entre eles: o Serviço de Proteção Social Especial, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), beneficiários de programas de transferência de renda, e de famílias com precário acesso à renda e a serviços públicos. E, também aquelas em situação de acolhimento, como medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em situação de rua.

– Os idosos com idade igual ou superior a 60 anos também podem participar da iniciativa. Principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, favorecidos do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), beneficiários de programas de transferência de renda. Além, de pessoas com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidade de convívio familiar e comunitário, cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC