Senai iniciará sua implantação em Colombo até o final do ano

Prefeitura e instituição são parceiros nesta iniciativa que vai começar atendendo 500 alunos por dia

Prefeita Beti e representantes do Senai detalham as ações de implementação do Centro de Formação Profissionalizante em Colombo

A Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, apresentaram nesta terça-feira, 14, as fases do convênio que vai oferecer para os cidadãos de Colombo, um Centro de Formação Profissionalizante da instituição, no bairro Guaraituba. “É um grande avanço e um orgulho poder oferecer esta escola que vai elevar a qualidade educacional do município”, destacou a Prefeita Beti Pavin.

A iniciativa que vem sendo desenvolvida avançou em 2014, quando a Prefeitura doou uma área de mais de 9 mil m², na antiga Sociedade Guaraituba, que fica próximo a Igreja Santa Terezinha de Lisieux, momento em que o Senai passou a dar início ao projeto de engenharia para a implantação da instituição. “A essência do Senai é de educação profissionalizante desde o ensino básico até a faculdade integrando a teoria e a prática”, explicou o diretor geral do Senai, Marco Antonio Areia.

Segundo o cronograma de ações, serão investidos R$ 4.500 milhões, e até o final do ano, as obras serão iniciadas para atender num primeiro momento, mais de 500 alunos por dia, em cursos de 160 a 200 horas e cursos de formação técnica de dois anos. “Entre as políticas do Senai estão também a oferta de cursos gratuitos à população, onde os alunos terão a disponibilidade de ter bolsa de estudos”, disse o diretor.

Além dos cursos presenciais, que na sua completa instalação deverá receber 1600 alunos, o Centro Profissionalizante fará atendimento com cursos à distância (Formato EaD) para mais de 5 mil alunos. “Com a implantação realizada em fases vamos ampliando os cursos e os blocos conforme a procura dos alunos pelos serviços que serão oferecidos”, explicou Areia.

Vereadores, secretários e integrantes da Sociedade Guaraituba participaram da apresentação do cronograma de trabalho da escola

E na ocasião, a prefeita lembrou que o município resgatou o Instituto Federal do Paraná, no Roça Grande e agora o Senai. “Todos estes esforços vão movimentar ainda mais este setor, possibilitando ao nosso cidadão um leque de oportunidades para se capacitar para o mercado de trabalho, tão competitivo nos dias de hoje”, afirmou Beti Pavin.

Também estavam presentes na apresentação o vice-prefeito, Ademir Goulart, presidente da Câmara Municipal, Waldirlei Bueno e os vereadores Pastor Batista, Clodoaldo Camargo, Gilgera, Ratinho, Pelé, Dolíria Strapasson, Eurico Dino, Marquinhos Berlesi, Nivaldo Paris, Renato da Farmácia e Sidinei Campos, secretários municipais e representantes da Sociedade Guaraituba.

Foto: João Senechal/PMC