Seminário Lei Maria da Penha encerra a Semana pela Paz em Casa

O objetivo do Seminário, realizado no CEU das Artes, foi ampliar o debate, e sensibilizar as pessoas no combate a violência contra a mulher

Em comemoração aos 13 anos de instituição da Lei Maria da Penha, foram promovidas atividades de sensibilização a Semana pela Paz em Casa, no município. Entre elas uma dramatização no dia, 7, nos terminais do Maracanã e do Guaraituba com um casal de atores que encenaram uma agressão vinda por parte do parceiro.

E, para encerrar, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e seus parceiros realizou na tarde da última sexta-feira, 9, o Seminário Lei Maria da Penha, no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa). “Sempre buscamos desenvolver ações e políticas públicas no nosso município que envolvam as mulheres – para mostrar que elas não estão sozinhas, e que essa luta é de todos nós”, disse a Prefeita Beti Pavin.

O objetivo do Seminário foi ampliar o debate, e sensibilizar as pessoas no combate a violência contra a mulher. “Os serviços, que auxiliam as mulheres do município, vão desde a denúncia, o atendimento psicológico, ao acompanhamento social, realizados dentro do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, disse o coordenador de Proteção Social e Especial, Raul Dangui.

O vice-prefeito Sergio Pinheiro participou das atividades alusivas a data e afirmou que o debate é necessário para combater este tipo de crime, além da criação de políticas públicas. “É preciso que toda a sociedade de sensibilize e discuta esse assunto para conscientizar e combater a violência contra a mulher”.

Em 2018, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), 162 mulheres foram mortas no Paraná, número menor do que o registrado em 2017, quando foram 182 mortes. Apesar da redução, o número de crimes pelo simples fato de a vítima ser mulher (feminicídio), subiu de 41 para 61, um aumento de 48%.

O seminário marca o encerramento da Semana da Justiça pela Paz em Casa. “Recebemos a palestrante Solange Fernandes que trouxe para a população a Lei Maria da Penha e seus artigos e como a lei é aplicada no município. Além de trazer para a realidade, o acesso as políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres, motivando a darem seus passos no combate a violência”, explicou o coordenador de Proteção Social e Especial, Raul Dangui.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC