Seminário de Capacitação a Prevenção de Doenças Renais Crônicas é promovido em Colombo

A iniciativa envolveu os profissionais da Atenção Primária no atendimento a pacientes

Médicos, enfermeiros, técnicos e a gentes comunitários se reuniram para participarem da capacitação que envolveu os profissionais da Atenção Primária no atendimento a pacientes, em relação ao manejo clínico.

Aconteceu na última sexta-feira, 14, o 1° Seminário de Capacitação a Prevenção de Doenças Renais Crônicas, no auditório da Regional Maracanã. Atualmente, estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo possuem doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

O vice-prefeito Sergio Pinheiro participou do evento e ressaltou a importância da capacitação. “É necessário que todos estejam atentos a doença, para isso estamos promovendo ações que aumentem a conscientização sobre o crescimento de casos, além de promover estratégias de prevenção e o gerenciamento da DRC”, disse Pinheiro.

”É de extrema importância a realização do seminário, para informar e alertar a população a se prevenir, contra essa doença que cresce. Atualizando os profissionais para que eles possam atender com qualidade os pacientes” ressaltou o Secretário da Saúde, o médico Antoninho Barth.

Durante a programação o professor adjunto de Nefrologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Edson de Souza ministrou uma palestra sobre a história da nefrologia no Brasil, a prevenção de doenças renais crônicas e sobre os exames de creatina e de urina.

Participaram do evento a Diretora do Departamento de Gestão e Controle, Nice Andreia de M. A. de Lara; a Diretora do Departamento de Atenção a Saúde, Adriana Cordeiro Lopes Pereira; a Diretora do Departamento de Vigilância e Promoção em Saúde, Pricila Costa; o Diretor Técnico da Odontologia Adir Gaio Tomaz Filho; a presidente do Conselho de Saúde do município, Angelita Muniz, Nilton do Rim. Além dos vereadores Edson Baggio e Sidnei Campos.

Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma lesão renal que consiste na perda das funções dos rins e que em casos mais avançados, leva o paciente a ter insuficiência renal, onde os rins não conseguem mais manter sua normalidade.

Sintomas: Inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, cansaço, falta de apetite, palidez e alteração no trato urinário.

Prevenção: Evitar o uso de alimentos gordurosos, praticar exercícios físicos, tomar bastante água e evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

Foto: João P./ PMC