Semana Verde é marcada por ações de Educação Ambiental em CMEIS

A ação teve como objetivo conscientizar crianças e familiares sobre a importância da preservação ambiental

Ao total, 6.640 crianças do Berçário ao Pré-escolar, matriculadas nos 45 CMEIs participaram da ação.

Aconteceu entre os dias 08 e 12 de maio, a “Semana Verde”, promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação. Ao total, 6.640 crianças do Berçário ao Pré-escolar (0 a 5 anos), matriculadas nos 45 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participaram da ação. A iniciativa, prevista em calendário escolar de todos os CMEIs, teve como objetivo a conscientização quanto à preservação ambiental, promovida por intermédio de atividades pedagógicas lúdicas.

Durante a semana, professores, assistentes, estagiários, coordenadores, diretores e demais colaboradores organizaram atividades nas unidades de ensino abordando a conscientização e preservação do meio ambiente, através de oficinas, teatros e palestras.

Na programação, foram trabalhados conteúdos como, por exemplo, a segregação de resíduos, plantio de flores, verduras e árvores, alimentação saudável, tratamento e consumo consciente da água, compostagem, horta orgânica, cuidados com o meio ambiente em geral, entre diversas outras atividades.  Com o intuito de despertar um olhar mais sensível para as questões ambientais e de sustentabilidade desde a primeira infância.

“As atividades de Educação Ambiental representam o anseio do município de Colombo em avançar nas políticas educacionais voltadas à formação de cidadãos conscientes da realidade onde vivem, para que possam atuar com responsabilidade e compromisso em prol de um ambiente saudável para viver”, disse a Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Aziolê Maria Cavallari Pavin.

Familiares e a comunidade participaram de forma ativa dentro das unidades, colaborando não somente com a aprendizagem das crianças, mas também para transformar o ambiente escolar nesta visão sensível ao meio ambiente.

Além das ações realizadas durante a Semana Verde, as atividades de Educação Ambiental são trabalhadas ao longo do ano letivo pelos professores, fortalecendo os objetivos desta ação.

010 011 012 013 014 015 016

Foto: Divulgação/ PMC