Semana de Enfermagem encerra com sucesso de público em Colombo

Objetivo foi fortalecer os conhecimentos para desenvolver as atividades exercidas pelos profissionais da saúde em relação a Atenção Primária de Saúde

A Semana de Enfermagem de Colombo com o tema “Atribuição da Enfermagem na Atenção Primaria a Saúde”, promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde encerrou nesta segunda-feira, dia 13, com o auditório do Hotel Bolsi movimentado. Durante os cinco dias de capacitação, aproximadamente 80 profissionais da saúde passaram pelo local, por dia.

“Vocês são o coração da saúde pública”. É desta forma que a chefe do Executivo de Colombo, Beti Pavin definiu a importância dos profissionais da área para o funcionamento com excelência da rede municipal de saúde do município.

A ação reuniu, nos dias 06, 07, 08, 09 e 13 de agosto – auxiliares/técnicos de enfermagem e enfermeiros com o intuito de fortalecer os conhecimentos para desenvolver as atividades exercidas pelos profissionais da saúde no que se refere a Atenção Primária de Saúde.

De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth, o objetivo da ação é de fortalecer as atividades exercidas pelas equipes de enfermagem nas Unidades de Saúde no que se refere a Atenção Primária a Saúde. “Nossa intenção é de que com essas capacitações aos profissionais da saúde, aumente o vínculo com a população melhorando o atendimento na saúde pública do nosso município”, disse.

A capacitação contou com três palestras diárias abordando as temáticas: Atribuição do Enfermeiro e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde; Cuidados com Pacientes Ostomizados; Saúde Mental e Atuação da Rede de Atenção à Saúde nas Políticas de Alimentação e Nutrição.

“É uma grande satisfação estar aqui neste momento importante para a atualização de conhecimento destes profissionais que estão diariamente atendendo e acolhendo a nossa população”, ressaltou a Diretora do Departamento Administrativo de Gestão e Controle, Nice Lara.

Participarão como palestrantes a coordenadora técnica da rede mãe Paranaense, Enfª Debora Mara B Souza; a Dra professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Enfª Daiana Kloh; a coordenadora técnica do setor de imunização da 2º Regional, Enfª, Viviane Mitie; a Coordenadora do Programa Saúde Mental, Psicóloga Suzete Ferreira Santos; o Médico Diretor Técnico da Secretaria de Saúde de Colombo Dr Hernando Pereira; a Enfermeira, Fernanda Cassanho Teodoro; as Nutricionistas, Fernanda Guskow Cardoso, Tathiane Winkler Machado e Ana Daniela da Silva e o Educador Físico do Departamento de Esporte e Lazer Rodrigo Coradin.

“Essa semana é um período para sair da rotina e aprimorar os conhecimentos e de confraternização.  Todos puderam participar ativamente de atividades que contribuem para mantermos sempre qualificados para atender com qualidade os nossos munícipes”, enfatizou a Diretora do Departamento da Atenção Básica Adriana Cordeiro.

Participaram da ação os secretários de Saúde Antoninho Barth, de Comunicação Social Waldirlei Bueno, da Fazenda Alessandra da Silva e a Promotora da 6ª Promotoria Pública de Colombo, Ana Karina Abrão.