Segurança alimentar e nutricional: Estudo revela a importância dos Programas desenvolvidos pela Prefeitura

Os Programas Aquisição de Alimentos e Coleta Verde foram temas de pesquisa

Durante a entrega de verduras e legumes destinadas as  famílias  cadastradas nos Programas, no bairro Monte Castelo.

Com o intuito de mostrar a importância dos Programas Alimentares destinado a população e contribuir com as políticas públicas que envolvem a alimentação e nutrição – os Programas Aquisição de Alimentos (PAA) e Coleta Verde – desenvolvidos pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento -foram temas de pesquisa.

“São programas que visam promover o acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar.  Além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais. O Coleta Verde, por exemplo, traz ainda o benefício ambiental, pois, promove a circulação dos produtos agrícolas do município por meio da troca de hortaliças, legumes e frutas, produzidas pelos nossos agricultores, por material reciclável”, disse o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Foram as protagonistas da pesquisa quantitativa – 30 mulheres, com uma média de idade de 63 anos e aproximadamente três filhos, moradoras da região do bairro Osasco e que frequentam a Unidade de Saúde Osasco, o Centro de Convivências Raio de Luz, além de visitas domiciliares.

De acordo com a nutricionista residente, Vanessa Daufenback e a  Professora Dra. Silvia do Amaral Rigon, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responsáveis pela pesquisa, concluída neste ano, –  foi avaliado a segurança alimentar e nutricional (SAN) destas pessoas, ou seja, ações que garantam condições de acesso aos alimentos básicos, seguros e de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

“O estudo revelou que estes programas estimulam o consumo de alimentos saudáveis e sua utilização cotidiana mediante processo permanente de educação alimentar e nutricional envolvendo participantes dos Programas de Segurança Alimentar e Nutricional bem como a população local”, explica a nutricionista residente, Vanessa Daufenback.

Segundo os dados divulgados pela pesquisa entre os alimentos que as donas de casas mais gostariam de consumir, porém de difícil acesso por motivos financeiros é a carne – logo em seguida estão as frutas. “A situação financeira da família, devido a desqualificação para o mercado de trabalho, serem mais idosas, negras, com violência familiar e com mais filhos, dificultam o acesso a estes alimentos. Porém, conseguem manter frutas e as verduras no cardápio familiar por meio dos destes programas”, ressaltou Vanessa.

O município expandirá esta pesquisa a outros equipamentos públicos para que outros programas e regiões também sejam avaliados. As Secretarias de Assistência Social e Planejamento, Orçamento e Gestão já demostraram interesse em participar. “Visualizamos alguns pontos que serão necessários aprimorar e dar continuidade, levando estes programas para mais perto da nossa população”, destacou Toniolo.

Para a nutricionista residente, Vanessa Daufenback o Coleta Verde e Sacola do PAA ainda que possuam algumas barreiras referentes ao acesso, auxiliam na formação ou resgate de hábitos alimentares saudáveis. “A iniciativa opera na melhoria das condições de saúde destas mulheres, buscando atenuar situações de insegurança alimentar e nutricional causadas por diversos motivos (dificuldade de plantio, trajetórias familiares marcadas por violências, abusos, e perda de identidade alimentar)”, afirma.

facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgaçã/PMC