Secretaria de Assistência Social apresenta balanço de atendimentos

Entre os programas de maior avanço está  o Cadastro Único, em quatro anos, foram 118.532 atendimentos as famílias colombenses

Os resultados foram apresentados na Tribuna Livre, para os vereadores, funcionários públicos e para a população.

A Secretária Maria da Silva Souza fez um balanço das atividades da Secretaria de Assistência Social, na Câmara de Vereadores de Colombo.

A Secretária Maria da Silva Souza fez um balanço das atividades da Secretaria de Assistência Social, na Câmara de Vereadores de Colombo, na tarde desta terça-feira, 01. O resultado dos trabalhos refere-se à primeira gestão da Prefeita Beti Pavin, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

Os números foram apresentados na Tribuna Livre, para os vereadores, funcionários públicos e para a população. “Vamos apresentar o trabalho desta pasta tão valiosa, que presta atendimento individual e humanizado à população, por meio dos projetos e ações”, disse a secretária da pasta, Maria da Silva Souza.

Entre os programas de maior avanço está  o Cadastro Único. Cerca de 88 mil famílias foram atendidas para fazer o Cad’Único e 28.800 mil famílias foram atendidas para serem cadastradas e receberem Bolsa Família e 1.732 para serem cadastradas no Programa Família Paranaense.

Durante os quatros primeiros anos da gestão Beti Pavin, 24 mil famílias receberam visitas domiciliares em Colombo e 30 pessoas receberam algum tipo de ação desenvolvida pela secretaria.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é outro destaque da atual gestão. Pois é a porta de entrada da Assistência Social, dando prioridade para as áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, visando o fortalecimento e a convivência com a família e com a sociedade. Foram 120.605 atendimentos a famílias do PAIF, Cad’Único, Benefícios eventuais e encaminhamentos, além de 844.800 atendimentos a crianças e adolescentes de seis a 15 anos em sete Pró-Criando do município.

Já o CREAS é serviço que oferece atendimento às famílias que sofrem violência ou violação de direitos e que possuem adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas ou liberdade assistida. Nos últimos quatro anos, 3.236 mil famílias receberam atendimento psicológico e com assistentes sociais.

A pasta ainda realizou por meio do Programa PEMSE (Programa Especializado em Medidas Socioeducativas) 4.292 mil atendimentos, sendo em média 90 famílias atendidas ao mês. Os atendimentos as pessoas em situação de rua e abordagens chegou a 2.895 mil. Já as questões jurídicas realizaram 24.48 atendimentos em relação aos serviços de assistência jurídica, Ministério Público, Vara da Família, entre outros.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI contabilizou 11.520 atendimentos a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. E as casas de passagens. As Casas de Passagem que acolhem, por 72 horas, crianças, adolescentes e mulheres com direitos violados recebeu 433 pessoas. Já a Casa de Acolhimento contou com 658 atendimentos.

Foto: Divulgação/PMC