Secretaria de Agricultura e Abastecimento incentiva a criação de hortas urbanas

Estão disponíveis a assistência técnica em relação ao solo e a geração de novos produtos

Cultivo das hortas urbanas vem crescendo dentro do município

O cultivo das hortas urbanas vem crescendo dentro do município, se tornando uma opção viável para aqueles que querem economizar e manter a qualidade dos produtos cultivados, bem como se utilizar de uma alimentação saudável. E para isso, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, incentiva esta prática oferecendo e oportunizando assistência técnica em relação ao solo e a geração de novos produtos.

Como exemplo desta atividade que vem chamando a atenção, o destaque fica com a Chácara Silva, um espaço para produção e venda de hortaliças orgânicas, mas que se diferencia das demais propriedades, já que está localizada na região urbana da cidade.

Com benefícios tanto no âmbito individual como coletivo, o local que existe desde 1985, prioriza a produção consciente e sustentável dos alimentos. Disponibilizando para a população a venda de diversos tipos de hortaliças como cenoura, couve, agrião, cebolinha, salsinha, além de quatro tipos de alface (americana, crespa, roxa e hidropônica).

“Contamos com dois engenheiros agrônomos dentro do departamento técnico, que realizam acompanhamentos mediante a procura dos produtores. Aqueles que tiverem alguma dificuldade, podem solicitar a visita e nos disponibilizamos a ir a propriedade para fazer a assistência”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Para o proprietário Aguilar Silva, a marca da chácara é a alimentação saudável, com a venda de produtos frescos e sempre prontos para serem colhidos. “Aconselhamos que os clientes comprem uma quantidade necessária para que o consumo seja imediato. Dessa forma, podem aproveitar melhor o produto, e sem qualquer desperdício”.

Agricultura Urbana

No município existe ainda o Programa Agricultura Urbana, que tem como objetivo incentivar o planejamento, implantação e condução de hortas urbanas agroecológicas. Por meio delas, são realizadas diversas atividades direcionadas a educação ambiental e segurança alimentar nos bairros e escolas.

“Queremos fazer com que as pessoas que moram na área urbana desenvolvam um comportamento mais sustentável e coletivo. Cuidando do ambiente em que vivem e se alimentando de uma maneira saudável. Além de terem o contato direto com a produção dos alimentos por meio das hortas urbanas”, ressalta a coordenadora do programa, Sabrina Moreira da Silva.

Atualmente, o projeto atende 59 unidades, fornecendo mudas de hortaliças, terra e a assistência técnica necessária. Entre elas estão: Escolas Municipais, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), IFPR (Instituto Federal do Paraná), Centro de Convivências, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial para Transtorno Mental)

Para aqueles que tenham vontade de começar uma horta urbana comunitária, devem abrir um Protocolo na Prefeitura, ou pelo e-mailagricultura@colombo.pr.gov.br. Uma visita técnica será agendada ao local de implantação da horta para saber da viabilidade. “Se tudo estiver de acordo, segue com a apresentação das diretrizes, e ao final a implantação e assistência”, completa Sabrina.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Local: Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro