Saúde promove capacitação sobre Atribuição do profissional na rede de Atenção Primária

Durante a programação os profissionais foram divididos em dois grupos, assim pode-se fomentar o aprimoramento o conhecimento e ampliar a interação entre os profissionais

Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Nutricionistas que atendem nas 24 Unidades Básicas de Saúde – participaram da Capacitação Multiprofissional que abordou o tema “Atribuição do profissional na rede de Atenção Primaria à Saúde no município de Colombo”, – promovida nesta quinta-feira, 18. Data em que também é celebrado o Dia do Médico.

A Prefeita Beti Pavin, acompanhada do vice-prefeito Sergio Pinheiro, participou do encontro e ressaltou que o principal objetivo desta ação realizada pela Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Saúde é motivar a educação continuada com os profissionais da saúde e manter a qualidade dos atendimentos prestados à população nas unidades. “Sejam todos bem-vindos será um dia muito produtivo, cheio de conhecimentos e informações, com a base nos níveis de Atenção Básica e Especializada, favorecendo a integridade do cuidado e o acolhimento do paciente”, disse a Prefeita.

Durante a programação os profissionais de saúde foram divididos em dois grupos, assim pode-se fomentar o aprimoramento a aprendizagem, além de ampliar a interação entre os profissionais.

De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth, o trabalho de Atenção Primária a Saúde (APS) oferece a entrada no sistema para todas as necessidades e problemas, fornecendo cuidados ao paciente e não a enfermidade”, explicou. Vale lembrar que a APS é orientada pelos princípios do SUS e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica à Saúde, que são: universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização, equidade e participação social.

Participaram do encontro a Diretora do Departamento Administrativo de Gestão e Controle Nice Lara; a Diretora da Atenção e Saúde Adriana Cordeiro; a Diretora da Vigilância em Saúde Priscila Costa; Diretor Técnico Médico Hernando Alves Pereira; representando a Universidade Federal do Paraná Marilene Bufan; Diretora técnica da Comesp (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná) Tatiana Kaestener e os vereadores da Câmara Municipal Edson Baggio, Gilgera e Eurico Dino.

Foto: Marcio Fausto/ PMC