Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Saúde faz campanha de conscientização contra o HIV

Distribuição de preservativos e informativos será feita no terminal do Maracanã e em casas noturnas do município

Equipes da Saúde fazem abordagens para conscientizar a população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis

Equipes da Saúde fazem abordagens para conscientizar a população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde, pretende conscientizar a população contra o HIV e doenças sexualmente transmissíveis com destaque para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. Para isso, realiza nesta semana que antecede o Feriado de Carnaval diversas ações de conscientização e distribuição de preservativo.

Nesta sexta-feira, 13, acontecerá a distribuição de preservativos e informativos no terminal de ônibus do Alto Maracanã e também nesta mesma data ocorrerão visitas e abordagem noturna com distribuição de preservativos e informativos em pontos estratégicos como casas noturnas, boates, entre outros.

A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano do Ministério da Saúde tem como objetivo alertar o jovem a se prevenir contra o vírus da AIDS, focando no uso da camisinha, na realização do teste e, se este der positivo, no início do tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.
Esta iniciativa também pretende trabalhar fortemente com a população jovem de 15 a 24 anos, na qual o número de novos casos tem aumentado. Por isso foi criado o slogan usando a gíria “#PartiuTeste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.

Conforme informou o Secretário da Saúde, Fernando Aguilera, o município de Colombo conta com exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos. “Basta colher uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no caso de Colombo estes testes estão disponíveis no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento)”, explicou.

Para realizar estes testes é necessário agendamento prévio via telefone no 41-3606.0730 ou pessoalmente na Rua José Maria da Silva Paranhos , 513-Jardim Planalto, anexo a Unidade de Saúde Quitandinha. Para isso, não é necessário nenhuma guia ou encaminhamento, ou seja, a procura é direta sem fila de espera.

Anonimato
Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nestes centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

“Lembramos que os preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município e nesta época, em alguns pontos estratégicos como bares, casas noturnas”, salientou a coordenadora de Eventos da Secretaria da Saúde, Monica Mota.

HIV/AIDS
Atualmente, das cerca de 750 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS no Brasil, estima-se que 150 mil delas ainda não saibam que são portadoras do vírus. Em Colombo seguem em acompanhamento na rede municipal cerca de mil pessoas que sabidamente são portadores do vírus do HIV.

O número de testes positivos recentemente no Programa Municipal DST/AIDS, confirma e segue os padrões nacionais da epidemia, mostrando quer em certos grupos populacionais a prevalência é maior. Enquanto a taxa de prevalência do HIV na população geral do Brasil é de 0,4%, na de travestis é de 12%. Já nos grupos de transexuais, de gays e de profissionais do sexo masculino a prevalência é, em média, de 5%.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo