Saúde de Colombo será beneficiada com investimentos do governo estadual

Município será atendido por Hospital e pelo Centro de Especialidades, unidades pretendem apoiar a saúde básica

Governador Beto Richa, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto junto da prefeita Beti Pavin, anuncia investimentos para ampliar o atendimento da Saúde | Foto: José Gomercindo/ANPr

A prefeita de Colombo, Beti Pavin esteve presente nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba, para participar da apresentação de um projeto estadual de investimentos para o setor da saúde. O governador Beto Richa assinou protocolo de intenção para a construção de obras para o setor, que serão sediadas na capital do Estado, beneficiando também cidades da Região Metropolitana, entre elas o município de Colombo.

Foram anunciadas duas obras que influenciarão diretamente no sistema de saúde de Colombo: a construção do Hospital da Zona Norte de Curitiba, no bairro Santa Cândida, divisa com Colombo e a construção do Centro Municipal de Especialidades, também localizado na Zona Norte de Curitiba. Ambas irão auxiliar no atendimento e auxílio à saúde dos moradores do município.

Vereadores de Colombo acompanham a prefeita na assinatura do governador que disponibiliza recursos para Hospital e Centro de Especialidades | Foto: Bruno do Carmo

O novo hospital, por exemplo, irá atender parte da demanda de atendimento de emergência da Região Metropolitana. Cerca de 2 milhões de pacientes da capital e de municípios ao Norte da RMC serão atendidos, nos 200 leitos do hospital, destes 30 serão destinados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A licitação para o começo das obras deve ser lançada até o ano que vem, quando o projeto for finalizado. Já o Centro de Especialidades, que será construído próximo ao Hospital, fará consultas, exames especializados e pequenas cirurgias.

A importância dessa ação do governo estadual para Colombo é destacada pela prefeita Beti Pavin. “O Hospital e a Clínica de Especialidades funcionarão como aliados da saúde dos moradores de Colombo. O município pode ampliar com isso o atendimento básico da população”, explica.

A prefeita Beti Pavin e o secretário estadual Michele Caputo Neto durante o lançamento do protocolo de intenção para a construção de obras para o sistema de saúde | Foto: Bruno do Carmo

De acordo com a secretária da Saúde, Dalimar de Lucca Moreira, o Centro de Especialidades – que será mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana – irá auxiliar até mesmo na rapidez dos serviços. “Com a construção do Centro de Especialidades, a população poderá, em um mesmo local, se consultar, fazer exames e até mesmo cirurgias. Isso beneficia e agiliza o atendimento”, completa.

Além da prefeita, estiveram presentes outras autoridades de Colombo, como os Secretários Municipais: de Obras e Viação, João Maria Rodrigues, da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa, do Planejamento, Angelo Betinardi e da Agricultura, Marcio Toniolo. Além deles, estavam presentes os vereadores: Gilvanildo da Silva (Gilgera), Sidinei Campos e Alan Henrique da Silva (Alan Tatoo) e diretores de departamentos municipais.

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br