Samu chega a outros sete municípios da região metropolitana

Por meio do Comesp, mais de 200 mil habitantes receberão a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

A presidente do Comesp, prefeita Beti Pavin entrega uma nova base do Samu, localizada em Almirante Tamandaré para atender a microrregião Norte

Para os municípios de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná terem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano foi firmada uma parceria através do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, Comesp, o Governo do Estado e as respectivas cidades. E nesta segunda-feira, 18, a presidente do Comesp, prefeita Beti Pavin e a governadora Cida Borghetti inauguraram uma nova base, localizada em Almirante Tamandaré para prestar atendimento a mais de 200 mil habitantes dos sete municípios.

De acordo com a presidente do Comesp, prefeita de Colombo Beti Pavin, esta ação só se tornou viável por conta da união de todos os municípios integrantes do consórcio. “Reunindo esforços e objetivos estamos melhorando os serviços de atendimento de urgência e emergência nesta região. Parabéns aos prefeitos parceiros desta microrregião Norte que entenderam a relevância em disponibilizar mais saúde à sua população”, disse.

Para a governadora, a nova sede vai ajudar a salvar vidas. “É um serviço que vai possibilitar o atendimento ágil de urgência e emergência, levando mais rapidamente as pessoas que necessitam de apoio às unidades hospitalares mais próximas, para que possam receber um diagnóstico mais assertivo e preciso”, destacou ela.

Cobertura

Com a inclusão dos sete municípios, 27 das 29 cidades da RMC passaram a contar com o serviço do Samu. “Hoje, cerca de 3,4 milhões de pessoas, que representam 98% de toda a região metropolitana, têm cobertura do Samu”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Nardi.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, afirmou que a nova sede é fundamental para a melhora da saúde da região. “Com isso, teremos as portas abertas nos hospitais referência da Grande Curitiba, algo essencial para darmos uma saúde melhor para a nossa população”, pronunciou.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que é médico por formação, a nova sede vai mudar a cara das cidades. “Eu vi o Samu nascer, há cerca de 15 anos, e é muito gratificante ver que ele continua crescendo e se desenvolvendo em todo o Brasil, levando saúde de qualidade para mais perto de quem precisa”, afirmou.

A nova sede terá cinco ambulâncias, sendo que dois veículos atenderão a população de Almirante Tamandaré e região e outros três ficarão em Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Adrianópolis.

Participaram da solenidade os secretários municipais de Saúde, Antoninho Barth; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson; de Meio Ambiente, Evandro Busato; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, os deputados federais Luciano Ducci e Ricardo Barros; e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alexandri Curi e Rubens Recalcatti, além de prefeitos da região.

Foto: Marcio Fausto/PMC