Rio Verde recebe maior obra de controle de enchentes em andamento no município

O vice-prefeito de Colombo Sergio Pinheiro, acompanhado do Secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, vistoriou o andamento das obras de controle de enchentes que acontecem na Rua Gustavo Kabitschke.

O vice-prefeito de Colombo Sergio Pinheiro, acompanhado do Secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, vistoriou o andamento das obras de controle de enchentes que acontecem na Rua Gustavo Kabitschke, no bairro Rio Verde – considerada uma das maiores em andamento no município. Os serviços receberão um investimento de R$ 210 mil e fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, realizado pela Prefeitura desde 2013.

“Equipes iniciaram obras de grande porte, em toda a extensão da via priorizando os pontos mais críticos. É uma obra complexa, que demanda muito trabalho e análise. Estamos empenhados em solucionar os problemas de alagamentos e de retorno de água de enxurradas, que tanto preocupam os moradores dessa região”, ressaltou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

De acordo com o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki na região, onde o bairro foi inicialmente loteado, as casas foram edificadas as margens do Rio Atuba e na microbacia do Rio Verde, prejudicando o trabalho de desassoreamento e limpeza do rio. “Além do acúmulo de lixo e saibro que entopem as manilhas, dificultando o escoamento das águas pluviais”, explicou Nowacki.

Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias de Obras e Viação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu um estudo de microbacias para potencializar as obras de contenção de enchentes no local.

Na primeira etapa da obra, os serviços visam oferecer uma infraestrutura adequada de drenagem e escoamento das águas pluviais, com a troca da rede de tubulação. As manilhas de concreto antigas serão substituídas por 235 manilhas de 1,5 metros de diâmetro e a instalação de caixas de captação das águas das chuvas em locais estratégicos.

“O projeto ainda inclui a construção de uma lagoa de contenção. O objetivo da lagoa é servir como reservatório para regular a vazão da chuva, impedindo o escoamento para os córregos e galerias, evitando assim o transbordamento dos rios e córregos”, explicou o secretário da pasta, Agnaldo Santos.

Algumas ações realizadas, no dia a dia, pela população também ajudam a evitar enchentes. Por isso, é necessário, que as pessoas não joguem lixo no chão.

Foto: Marcio Fausto/ PMC