Colombo recebe espetáculo da Escola de Dança Teatro Guaíra

Iniciativa voltada aos estudantes reuniu 300 alunos da rede municipal e estadual de ensino

A peça ‘Material para reflexão e discussão nas Escolas Espetáculo Olimpo’ faz parte do roteiro da Escola de Dança Teatro Guaíra.

A iniciativa é voltada aos estudantes e reuniu 300 alunos da rede municipal e estadual de ensino do município.

Um festival de luzes, cores e sons marcou à tarde da última quarta-feira, 13, com um espetáculo realizado no Auditório da Regional do Maracanã. Uma parceria entre a Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Cultura e o Teatro Guaíra. No local, 300 alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e dos Colégios Estaduais Professor Altair da Silva Leme e Presidente Abraham Lincoln vibraram a cada encenação.

A peça ‘Olimpo’ faz parte do roteiro da Escola de Dança Teatro Guaíra.  O objetivo deste projeto é oferecer aos alunos um espetáculo de qualidade, assim como é feito nos grandes teatros. ‘Olimpo’ faz passagem pela Grécia antiga, com deuses e mitologia, lugar onde nasceu os Jogos Olímpicos, passa também pela França, onde os Jogos Olímpicos Modernos foram criados pelo Barão Pierre de Coubertin e chega ao Brasil, onde acontecerão os Jogos Olímpicos de 2016. A peça trabalha com o corpo e o movimento, todos os passos encenavam os esportes olímpicos.

A diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto, que esteve no evento acompanhando de perto a peça de dança, ressaltou a importância do espetáculo para os alunos. “É uma honra trazer para o nosso município um espetáculo do grupo Teatro Guaíra, que tem uma enorme tradição”, declarou.

O espetáculo ‘Olimpo’ foi apresentado no fim do ano passado no Guairão. No dia 11 de abril foi iniciada a turnê pelas cidades do Paraná. A peça faz parte do Projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos. Na Região Metropolitana as cidades que receberam o espetáculo foram Colombo, Piraquara e Campina Grande do Sul.

De acordo com a diretora do espetáculo, Débora de Lara, para ser apresentado na Região Metropolitana, o espetáculo passou por algumas alterações, no qual foi preciso fazer a redução para um ato único com a duração de 30 minutos. Algumas das cenas produzidas pela Escola de Dança foram: ‘Olimpo e seus deuses’, ‘A sociedade francesa’, ‘O esporte na contemporaneidade’ entre outras.

Foto3 DSC_1845 DSC_1819 DSC_1755 DSC_1722 DSC_1683 (1)

Foto: Marcio Fausto/PMC