Região rural recebe obras de contenção de enchentes

Os bairros São João e Águas Fervidas contam com serviços de aproximadamente 120 metros de extensão; entre eles manilhamento e sistema de drenagem

A obra de contenção de enchentes contempla cerca de 120 metros de extensão

As obras de contenção de enchentes chegam ao fim nos bairros São João e Águas Fervidas, totalizando cerca de 120 metros de extensão. Os serviços foram divididos em cinco pontos da Rua São João e contempla a colocação de manilhas, saibro, sistema de drenagem, alteração na passagem da água de rios e elevação da rua em 60 centímetros de comprimento.

A realização das obras foi possível devido à parceria entre a secretaria de Obras e Viação, secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Patrulha Agrícola Mecanizada e a secretaria do Meio Ambiente, que desempenham diariamente serviços na área rural do município.

As obras aconteceram em cinco pontos da Rua São João. No primeiro ponto, localizado há dois quilômetros do Parque Municipal da Uva, as equipes de obras da prefeitura identificaram áreas de alagamentos no local.

Segundo o secretário de agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo as águas de um córrego passavam pela propriedade de alguns dos moradores e também na rua, causando alagamento. “Para solucionar o problema, foram colocadas 75 manilhas – de um metro, e sistema de drenagem. Já em relação às manilhas, foram adquiridas com a ajuda dos moradores, e a prefeitura realizou o serviço”, conta.

As obras aconteceram em cinco pontos da Rua São João

Atendendo as solicitações dos moradores, também foi recuperado um segundo trecho da Rua São João, devido à erosão causada por águas pluviais, além de conter um desbarrancamento. “Foi realizado um sistema de drenagem, incluindo dois ralos, 30 manilhas, mangueiras de 60 centímetros e a colocação de saibro. A obra beneficiou, principalmente, os agricultores que utilizam o acesso para transportar os produtos”, conta o diretor de Obras de Combate a Enchentes, João Nowacki.

Já o terceiro ponto, foi utilizado uma máquina retro escavadeira para a execução da terraplanagem. No terreno será construído um barracão comunitário. Durante as obras foram retirada pedras e utilizadas para o serviço de drenagem.

E a limpeza do canal de um rio, faz parte das obras do quarto ponto, realizado no bairro Águas Fervidas. Foram utilizadas 30 manilhas de concreto de 80 centímetros e sistema de drenagem.

E no quinto ponto, para finalizar as obras de contenção de enchentes, foram assentadas 15 manilhas de um metro. “Realizamos o desvio das águas de um rio, que passam sob a rua, por meio das manilhas. E levantamos a rua em 60 centímetros. Assim, o problema que incomoda tanto os motoristas e quanto moradores foi solucionado”, destaca João Nowacki.