Projeto Unidade Inclusiva acontece em Colombo

Ação visa capacitar servidores e funcionários efetivos de CMEIs e Escolas Municipais sobre Inclusão na Educação para Alunos com Deficiência

A programação contou com a presença de 110 professores dos CMEIS e das Escolas Municipais.

Com o intuito de promover uma escola inclusiva, ou seja, um lugar que acolhe todas as crianças, incluindo as que apresentam necessidades especiais. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realiza nos meses de agosto e setembro – capacitações para servidores e funcionários efetivos de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais sobre Inclusão na Educação para Alunos com Deficiência.

“Essas qualificações são para oferecer visibilidade ao direito à educação para todos – pois todas crianças com deficiência têm direito à educação em escola regular. Além de promover a aproximação destes alunos na aprendizagem escolar”, explica a organizadora do evento, Cássia de Oliveira.

Esta ação faz parte do Projeto Unidade Inclusiva – que visa qualificar professores para auxiliar pedagogicamente alunos com deficiências, propondo técnicas e formações que venham auxiliar no desenvolvimento integral desses alunos, oferecendo práticas educacionais que favoreçam na linguagem e aprendizagem.

A programação contou com a presença de 110 professores dos CMEIS e das Escolas Municipais. Abordando e debatendo métodos de comunicação, alteração de fala, linguagem cognitivas e comportamentais, ministrada pela Dra Simone Kruger.

Os encontros, que aconteceram nos dias 14,15,16 e 27 de agosto, abordou temas como: Intervenção Pedagógica e vivência Educativa sobre Deficiência Auditiva e Visual.

Já no mês de setembro os assuntos foram: Vivência Educativa sobre Síndrome de Down, Deficiência Neuromotora, desenvolvimento da linguagem, Práticas Educacionais com crianças com transtorno do Autismo e por último Comunicação Alternativa, realizados nos dias 5,9,10 e 11.

Foto: Gilberto Espindola/ PMC