Projeto aproxima crianças e idosos em Colombo

Atividades recreativas e esportivas promovem a integração intergeracional entre os públicos

Nas conversas, os idosos contam suas experiências de vida e sabedoria e orientam as crianças. Já os pequenos têm a oportunidade de sentar e conversar com alguém mais velho para ouvir, interagir e obter aprendizados gratificantes – para lembrar a vida inteira

Os pequenos do Projeto Pró-Criando Sede receberam nesta segunda-feira, 29, os idosos do Centro de Convivência Raio de Luz, no período da manhã e à tarde, o Centro de Convivência Roça Grande. Na ocasião, estiveram presentes um grupo de 12 idosos e 28 crianças, onde puderam compartilhar experiências, conversas e brincadeiras. Durante a programação, crianças e idosos partilharam o lanche, se divertiram com baile e danças, além de atividades recreativas, esportivas e muita conversa.

“O Projeto Intergeração Esportiva promove a integração intergeracional entre os públicos. Realizado desde o ano passado, a iniciativa leva as crianças dos  Pró-Criandos para visitarem os idosos dentro dos Centros de Convivência e vice-versa. No dia da visita, as coordenadoras elaboram e preparam atividades, lanches especiais e brincadeiras. Tanto as crianças como os idosos se apresentam cantando e dançando. Cada ano que passa estamos aprimorando, tanto que já faz parte do nosso calendário e cronograma – e eles gostam muito”, disse a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Nas conversas, os idosos contam suas experiências de vida e sabedoria e orientam as crianças. Já os pequenos têm a oportunidade de sentar e conversar com alguém mais velho para ouvir, interagir e obter aprendizados gratificantes – para lembrar  a vida inteira. “É uma experiência bem diferente para nós, aprendemos com eles e eles aprendem conosco, e vamos compartilhado a amizade criada. Aprendemos também a valorizar e respeitar os mais velhos e os demais”, frisa Rafaela, de 12 anos de idade.

No dia festivo, a dona Daliria da Silva Rodrigues,71 anos, aproveitou para participar das atividades. “É a primeira vez que eu vim e amei poder participar, enquanto eu estiver no Projeto eu pretendo não perder as visitas.  Me apaixonei pelas crianças e é uma grande chance de ajudar e orientar esses meninos e meninas, passando um pouco da minha experiência e ensinamentos”, disse.

Sobre a programação

A programação teve início na última segunda-feira, dia 19, e segue até o dia 13 de dezembro, com atividades intergeracionais entre os Centros de Convivência e os Projetos Pró-Criando – reunindo crianças de seis a 12 anos e idosos a partir dos 60 anos. Os eventos também fazem parte das comemorações em homenagem ao mês das crianças, comemorado em outubro.

Além das atividades com os pequenos, o mês de novembro conta ainda com uma gincana dos projetos, no bairro Guaraituba, e com a última etapa da 3ª Edição da Gincana Esportiva da Melhor Idade.

“Queremos estimular e desenvolver cada vez mais ambos os públicos, que merecem atenção e cuidado em cada trabalho. Ficamos muito felizes em perceber que, ainda que sejam idades distintas, conseguimos promover atividades que unam essas faixas etárias, cada uma contribuindo com suas especificidades e promovendo esse intercâmbio intergeracional”, comentou Maria da Silva Souza.

Confira o calendário completo das atividades:

– Atividade com crianças 29/10:

Centros de Convivência: Raio de Luz e Roça Grande

Projeto: Sede

– Atividade com crianças 30/10:

Centros de Convivência: Lírio do Vale e Maria do Rosário

Projeto: São Dimas

– Atividade com crianças 31/10:

Centros de Convivência: Jardim Adriana e Jardim das Graças

Projeto: Santa Fé

– Atividade com crianças 08/11:

Centros de Convivência: Vó Elisa e Monte Castelo