Programação intensa de combate ao Aedes Aegypti acontece em Colombo

Atividades incluíram orientação aos agentes comunitários e agentes de combate a endemias do município

Agentes comunitários e de endemias recebem orientações sobre o Aedes Aegypt

A prefeita Beti Pavin fez a entrega simbólica dos novos uniformes aos agentes comunitários e de endemias

Uma mobilização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti foi realizada em Colombo, na última quarta-feira, (09). As atividades começaram com uma reunião no Pavilhão do Parque Municipal da Uva, envolvendo Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias das Unidades de Saúde do município. A ação faz parte do Dia de Ação contra a Dengue, lembrada todo dia nove de cada mês.

Durante seu discurso a prefeita Beti Pavin fez questão de frisar o importante trabalho desenvolvido no município. “Este momento é fundamental para o combate, vocês estão em contato direto com a população e essa orientação é importante para garantir que o município fique imune as doenças causadas pelo Aedes Aegypti”, afirma.

Na reunião, orientações e instruções de combate ao mosquito e às doenças transmitidas, foram repassadas aos profissionais, que aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre o tema. “Esse trabalho é de suma importância. Estamos vivenciando uma epidemia a nível nacional e orientar os agentes, que estão no dia a dia com a população, é parte fundamental desse trabalho”, afirma o Secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

Após as orientações, os agentes participaram de uma palestra com o tema: “Ser Sustentável”, ministrada por Osni Mendes.

Combate ao Aedes Aegypti
A ação contra a dengue contou ainda com postos de informações espalhados em quatro pontos do município com orientações aos moradores. Além disso, as 24 Unidades Básicas de Saúde do município permanecem abertas, das 8h às 17h, para eventuais esclarecimentos e prestação de informações. “Montamos um plantão da vigilância epidemiológica 24 horas para tirar dúvidas sobre dengue, zica e chicungunya, que são as três doenças que o mosquito transmite”, afirma a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Adriana Cordeiro.

Participaram do evento em alusão ao Dia D: a prefeita Beti Pavin; o vice prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Saúde, Fernando Aguilera; o Secretário de Administração, José Mauri Henemann; os vereadores: Gil Gera (Presidente da Comissão de Saúde na Câmara), Sidnei Campos, Ratinho e Dolíria Strapasson.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC