Programação especial marca o mês da Consciência Negra em Colombo

Oficinas de capoeira e literatura africana e afro-brasileira, confecção de bonecas abayomi e exposição artística estavam entre as principais atividades

O auditório da Regional Maracanã recebeu a oficina de literatura que trouxe a temática africana e afro-brasileira.

Prefeitura de Colombo promoveu uma programação especial voltada para a valorização da cultura africana e afra- brasileira, neste mês.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude – promoveu uma programação especial voltada para a valorização da cultura africana e afra- brasileira, neste mês.

As atividades iniciaram no último dia 17, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva – com oficina de capoeira e confecção de bonecas abayomi.

“Nos períodos da manhã  e tarde as atividades envolveram 480 participantes da Escola Municipal Cristóvão Colombo, Projeto Pró-Criando Sede, Colégio Estadual Abrahão Lincoln, Lar Escola Luciane Mary Paris e do Instituto Beija-Flor. As oficinas foram conduzidas pelo Professor Maurício Batata – no  aulão de Capoeira e confecção da boneca Abayomi. Os alunos do Lar Escola Luciane foram seus auxiliares, tendo em vista que o mesmo desenvolve atividades na escola”, explicou a Diretora de Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Já no dia 20 de novembro, aconteceu a abertura da exposição sobre a Consciência Negra, na Casa da Cultura de Colombo, e apresentação cultural. E, para finalizar as comemorações, o auditório da Regional Maracanã recebeu no dia 24, a oficina de literatura que trouxe a temática africana e afro-brasileira.

“Os professores, alunos, pesquisadores e a população em geral participaram da palestra sobre o tema: Afro-Brasileira – presente na Literatura Infanto-juvenil proferida pela professora Sara da Silva Pereira – mestranda da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e estuda esta temática. Contamos com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais, CMEIS e profissionais que trabalham com a educação e tiveram interesse no tema”, ressaltou Rita.

IMG_20171120_100539084 IMG_20171124_135517309 DSC_0153 DSC_0158 DSC_0159

Foto: Marcio Fausto/ PMC