Programa de Dietas Especiais leva assistência nutricional à pacientes com alta hospitalar

São fornecidos dietas e leites especiais, bem como o acompanhamento do estado nutricional, por meio de visitas domiciliares e orientações nutricionais

Em 2015 foram realizados 2.434 atendimentos.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde desenvolve o Programa Municipal de Dietas Especiais (PMDE). A ação visa dar assistência nutricional a pacientes que no momento de alta hospitalar, após sofrer trauma e/ou doenças congênitas e associadas retornam para casa e precisam ser assistidos com uma alimentação adequada.

O Programa é administrado com recursos municipais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) fornecendo dietas e leites especiais, bem como o acompanhamento do estado nutricional, por meio de visitas domiciliares e orientações nutricionais.  São atendidos pelo PMDE os pacientes que possuam alguma dificuldade na alimentação e necessitam de suplementação oral ou alimentação via sonda enteral.

“Essa é uma das ações que reafirmam o propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) visando melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população. São atendidos aproximadamente 500 pacientes por ano no nosso município”, explica o Secretário da Saúde, Darci Martins Braga.

A avaliação social, clínica e nutricional do paciente que precisa fazer parte do Programa acontecem por meio de visita domiciliar e conta com a presença de um nutricionista e de um assistente social.  O nutricionista avalia o estado nutricional do paciente e tudo o que permeia seu processo de alimentação como: consumo alimentar, aceitação de alimentação e dieta industrializada, cuidados com sonda e equipo (quando utilizados) e as condições de higiene no preparo das refeições e diluição da dieta.

Já o assistente social, além de realizar a avaliação socioeconômica, visa reconhecer a realidade social existente e orientar sobre os direitos sociais em programas municipais, estaduais e federais, buscando melhores condições de vida e renda para estas famílias.

A atuação do setor de nutrição através do PMDE promove a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada, pois contempla dimensões de acesso a alimentos especiais para os indivíduos que possuem necessidades específicas, estabelecendo relações entre alimento e saúde. Nessas dimensões, o programa recorre a ações de caráter emergencial, voltando seus objetivos para o atendimento mais imediato de grupos em condições adversas do ponto de vista social e de saúde.

Como participar

Para fazer parte do programa, o paciente deve apresentar receita médica ou de nutricionista do SUS, com justificativa clínica para uso de suplemento oral e/ou alimentação via sonda e ter renda familiar de até três salários mínimos. O paciente ou responsável deve procurar a US que abrange a área de seu domicílio e requerer a Ficha de Solicitação de Dieta Especial, mediante avaliação do profissional de saúde competente e de prescrição médica ou de nutricionista.

“Nesta ficha constam dados sobre o diagnóstico, dieta prescrita, profissional responsável pela prescrição e aspectos nutricionais. Depois deve protocolar esta ficha junto à Prefeitura, mediante documentação necessária. O protocolo é enviado ao Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde, que tem o prazo de 30 dias para realizar visita domiciliar com profissionais do PMDE e realizar avaliação social e nutricional”, destaca o Secretário da pasta.

Todas as Unidades de Saúde do município fornecem esse serviço, e para requer o programa é necessário estar munido de: RG, CPF e/ou certidão de nascimento do paciente e do responsável, comprovante de residência e de renda familiar.

Nutrição nas Unidades de Saúde com Residência e NASF

O serviço de nutrição pode ser encontrado nas Unidades de Saúde que possuem Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR (Universidade Federal do Paraná), são eles: US Moinho Velho, US Atuba, US Liberdade e US Guaraituba, US Mauá, US Liberdade, US Jardim Paraná e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Liberdade.

Nestes locais os usuários que apresentam alguma necessidade nutricional ou estejam em insegurança alimentar seja pela falta ou por excesso de algum nutriente são encaminhados para um profissional especializado. Além disso, o nutricionista realiza atividades de promoção de saúde em todo o território de abrangência sobre a temática de alimentação saudável.

Segundo o Secretário da pasta, somente  em 2015 foram realizados 2.434 atendimentos. “Nessas unidades são feitos atendimentos individuais, atividades coletivas envolvendo grupos prioritários, visitas domiciliares com a equipe da atenção básica e acompanhamento na puericultura”, destaca Darci Martins Braga.

Foto: João Senechal/ PMC