Programa de Contenção de Enchentes e obras de pavimentação chegam ao Jardim Osasco

45 manilhas serão substituídas para prevenir enchentes; além da implementação da pavimentação asfáltica

Além da troca de manilhas e da limpeza do rio, será feito a continuação do asfalto que facilitara o acesso à UBS Moinho Velho

A obra no Bairro Jd. Osasco faz parte do  Programa de Contenção de Enchentes, que passa por mais de 21 pontos no Município

A obra no Bairro Jd. Osasco faz parte do Programa de Contenção de Enchentes, que passa por mais de 21 pontos no Município

As Ruas Antonio Rogério da Silva Rosa e Rio Capivari, localizada no bairro Jardim Osasco, passam por obras de melhorias, que incluem a troca de manilhas e a implantação da pavimentação asfáltica. Ao todo, serão 45 manilhas antigas substituídas e 400 metros pavimentados. A ação faz parte do planejamento conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras e Viação.

Segundo o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso as tubulação de 1 metro de diâmetro serão trocadas por manilhas de 1,5 metros e 15 delas por 40 centímetros em torno do rio. “As obras, localizadas no bairro Jardim Osasco visam melhorar a qualidade de vida das famílias que moram no bairro, além de facilitar o acesso a Unidade Básica de Saúde Moinho Velho – entregue no ano passado”, destaca o secretário da pasta.

As obras, que contemplam a substituição das manilhas antigas, visam facilitar a vazão da água e evitar enchentes. Segundo o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki os alagamentos também acontecem por causa do lixo e da terra que impedem a passagem da água. Para reverter essa situação, a limpeza e desassoreamento do rio estão sendo executadas.

“Estamos, além da pavimentação asfáltica, realizando a limpeza e o desassoreamento do rio – afluente do Rio Atuba. Serão cerca de 200 metros de rio limpo e aproximadamente 1500 metros de assoreamento retirado. Com estes serviços evitará futuras enchentes na região” explica João Nowacki.

Os serviços fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde 2013. A princípio o programa passaria por 21 pontos do município, mas devido às urgências em alguns pontos, o número foi ampliado para 27.

Foto: João Senechal/PMC