Profissionais de Saúde desenvolvem ações do Novembro Azul em Colombo

Equipe da Central de Marcação de Consultas e Exames estão trabalhando os aspectos de prevenção de Câncer da Próstata e Diabetes

De forma bem humorada as profissionais lembram com o bigode como símbolo do primeiro Novembro Azul e mostram a língua para o preconceito

Depois de um mês dedicado a intensificar os cuidados para com a saúde da Mulher, é chegada a vez do homem através das ações preconizadas dentro do Novembro Azul que está mobilizando no Brasil, desde setores da moda, passando pelo esporte, mercado econômico e instituições de todo o País, até e principalmente os profissionais da saúde.

Em Colombo, as ações de prevenção aconteceram inicialmente em agosto com vários trabalhos desenvolvidos. Agora, dentro do Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e a Campanha Nacional Novembro Azul, a equipe da Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal da Saúde está trabalhando intensamente os aspectos da Prevenção do Câncer da Próstata e no Controle do Diabetes.

Segundo a coordenadora do setor enfermeira Janete Laskowski, toda a equipe assimilou a importância de mobilizar a opinião das pessoas alertando homens e famílias nos cuidados para com a saúde, deste grupo que costumeiramente não possuem o hábito de se cuidar.

O comprometimento da equipe destacado vários aspectos no cuidado com  a saúde do homem está sendo o ponto alto no CMCE

O comprometimento da equipe destacado vários aspectos no cuidado com
a saúde do homem está sendo o ponto alto no CMCE

Desde o primeiro dia do Mês várias ações estão sendo desenvolvidas com foco nas informações para a saúde masculina. A equipe incorporou às suas vestimentas o lenço azul que quando usado em forma de laço simboliza a prevenção do câncer de próstata, já em formato circular representa o controle do diabetes. A distribuição de laços em tons de azul, o envio de lembretes em todos os documentos enviados pelo setor como requisições de exames e consultas, com informações sobre a campanha, além de um painel confeccionado também nas cores da campanha que está fixado na Regional Maracanã com orientações diversas voltadas para saúde do homem completam os trabalhos.

Um formato de Painel, várias informações estão disponibilizadas na Regional do Maracanã

Segundo estimativas apresentadas pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida mais de 12 mil brasileiros podem morrer em 2014 em decorrência do câncer de próstata, para alertar quanto à gravidade da doença e a necessidade do rastreamento precoce da doença. Contudo, esse tema envolve questões delicadas no imaginário de muitos homens, que se deixam levar pelo preconceito criado em torno do exame de toque.

A Campanha Novembro Azul teve início no ano de 1999, em Melbourne, na Austrália, com a criação do movimento Movember. O objetivo foi conscientizar a população e angariar fundos, de forma bem humorada, para o combate das doenças que afetam os homens, como câncer de próstata, testículo e depressão masculina.

FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Osni Mendes