Profissionais das UBS participam de capacitação no Hospital Maternidade Alto Maracanã

A ação deve alcançar mais de 240 agentes comunitários de saúde, além das equipes médicas e de enfermagem que atuam na rede pública de saúde do município.

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município participaram na última quinta-feira, 28, de uma capacitação no Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM).  A ação faz parte de uma série de encontros que visam levar conhecimento e informação sobre a estrutura e o funcionamento da maternidade e deve alcançar mais de 240 agentes comunitários de saúde, além das equipes médicas e de enfermagem que atuam na rede pública de saúde do município.

Durante a programação foram ministradas palestras sobre os serviços oferecidos, desde a entrada até a saída da paciente no hospital. A maternidade, que é reconhecida pela UNICEF como Hospital Amigo da Criança, oferece os serviços de obstetrícia, pediatria, anestesiologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e serviço social. Além de alguns programas de humanização adotados na maternidade, como o nascendo cidadão, pai participante, oficina da gestante, visita do irmão e mãe solidária.

Os participantes também realizam uma visita in loco na maternidade, conhecendo desde o pronto atendimento, o ambulatório de amamentação, o serviço de pré-natal, a enfermaria e o centro cirúrgico. “Acreditamos que essa parceria entre os nossos serviços é muito importante para que tenhamos êxito no atendimento oferecido às gestantes atendidas na rede de saúde do município”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher promovido pela Prefeitura de Colombo, Caroline Landal Rozin.

A coordenadora de enfermagem do HMAM, Sabrina Tanaka, destaca que o projeto é de suma importância para garantir a assistência humanizada às pacientes. “Os profissionais que estão nas unidades de saúde, principalmente os agentes comunitários de saúde, são a principal ponte entre o usuário e os serviços de saúde, por isso é tão importante que eles estejam informados, conheçam o funcionamento do serviço da maternidade, a estrutura e o atendimento oferecido, para que possam transmitir essa informação às futuras mamães e suas famílias”, ressalta.

DSCF6172O projeto surgiu da necessidade percebida entre as próprias gestantes em conhecer a maternidade e os serviços oferecidos pela unidade. “Muitas delas chegavam no Hospital inquietas, inseguras sem saber o que esperar, desconhecendo inclusive o direito de visitar à maternidade antes da internação para o nascimento do bebê. A capacitação dos profissionais vai aproximar o serviço e o usuário, isso gera uma relação de confiança entre a gestante e o serviço, o que ameniza a ansiedade da mulher, a deixa mais tranquila e segura”, completa Sabrina.

Foto: Divulgação/ PMC