Profissionais da saúde do PA Maracanã recebem homenagem de agradecimento de paciente

O Programa Balanço Geral da RIC TV gravou uma matéria mostrando o reconhecimento das famílias que tiveram seus entes sob os cuidados da equipe médica e de enfermagem

João Carlos de Morais, que foi pessoalmente ao PA Maracanã levar uma carta de agradecimento à equipe.

O Programa Balanço Geral esteve no PA Maracanã (PA) para gravar uma reportagem sobre a homenagem.

Na manhã desta quarta-feira, 27, o Programa Balanço Geral esteve no Pronto-Atendimento Maracanã (PA) para gravar uma reportagem sobre a homenagem que a equipe de profissionais da saúde recebeu dos familiares de pacientes pelo atendimento de qualidade prestado.

“Essa iniciativa é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo em toda rede municipal de saúde com diversas ações e capacitações que sensibilizam os profissionais sobre a importância do acolhimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

Entre os familiares, estava João Carlos de Morais, que foi pessoalmente ao PA Maracanã levar uma carta de agradecimento à equipe que acolheu o pai dele, Afonço Alves de Moraes no último dia 8, o paciente permaneceu até a manhã do dia 11, vindo a falecer.

“Minha família e eu estamos entregando esta carta em agradecimento ao excelente trabalho que a equipe realizou, no cumprimento do seu dever, e não contiveram esforços no sentido de atenuar o máximo possível o sofrimento do nosso pai, naqueles últimos momentos de sua vida”, relatou Morais e acrescentou. “Entendemos que, um caso assim merecia nosso reconhecimento e agradecimento, a público, visto que são raros hoje, em nossa sociedade. Ficam aqui, os nossos mais sinceros agradecimentos”, ressaltou Morais.

Durante a gravação do programa mais um familiar prestou homenagem aos profissionais do PA. Leonora Bastista Melo está acompanhando a sogra, dona Cândida José Elias, de 96 anos. “Ela está acamada há três anos e depende da família para realizar todos os movimentos. “Na segunda-feira, 25, trouxe-a no PA, pois estava com a pressão baixa, infecção urinária e confusão mental. Estamos sendo muito bem atendidas e toda a equipe é muito dedicada e prestativa. Estão de parabéns”, disse Leonora.

De acordo com o secretário da pasta, durante as capacitações são tratadas às relações entre os profissionais de saúde e os pacientes que chegam às Unidades Básicas de Saúde ou no Pronto-Atendimento em busca de acolhimento. “Nos encontros sempre buscamos tratar sobre a recepção dos pacientes, a forma como o cidadão é recebido. O acolhimento quer dizer que não basta apenas fazer uma ficha, tem que acolher o paciente entendendo a sua real necessidade para então fazer o melhor encaminhamento possível”, destacou o Dr. Braga.

DSC_4224 DSC_4222

Fotos: João Senechal/ PMC