Profissionais da área da saúde participam de oficina de planejamento

Parceria entre o município e o governo do estado visa padronizar atendimento nas Unidades de Saúde

Aproximadamente 300 servidores de Colombo e Bocaiúva do Sul durante a 5ª Oficina de Atenção a Saúde

Cerca de 300 funcionários das Unidades de Saúde de Colombo e de três Unidades do município de Bocaiúva do Sul, participaram nesta semana, no auditório da Regional Maracanã, da 5º Oficina do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde, com o tema “Planejamento Municipal da Estrutura de Atenção Básica no Estado do Paraná.”

O principal objetivo desta parceria entre a prefeitura municipal e o governo do estado, é envolver profissionais da área da saúde na elaboração do diagnóstico atual do atendimento à população para planejar ações e recursos que serão implantados nos municípios até 2014.

Dinâmicas de grupos foram realizadas para melhor compreender os fundamentos teóricos e práticos de cada região, tais como conceito, objetivos, metas e operacionalização. De acordo com a tutora da Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária no Estado do Paraná, Gisele Rodacoski, após desenvolver o planejamento local, identificar e priorizar os problemas, será possível saber as reais necessidades de cada região e criar melhorias nas estruturas e após, avaliar os resultados.

Gisele relata que as oficinas ocorrem em todo o Estado do Paraná com a intenção de reestruturar as Unidades de Saúde destas cidades. Segundo ela, a meta é proporcionar melhores condições de trabalho, com equipamentos adequados e profissionais qualificados. “Queremos que toda a população seja bem atendida, por isto precisamos ampliar a capacidade de ação nos Postos de Saúde”, argumenta.

Dinâmicas de grupos foram realizadas para melhor compreender os fundamentos teóricos e práticos de cada região de abrangência das unidades

A oficina possui uma carga horária de 16 horas, com atividades educacionais, como palestras e aulas expositivas. De forma hilária e criativa um dos trabalhos realizados em grupo que chamou a atenção foi a representação teatral de um agente comunitário preenchendo a ficha A, para identificar o histórico de cada indivíduo na família.

De acordo com a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde em Colombo, Samira Raduan, o encontro aborda as necessidades e prioridades dos profissionais e possibilita desenvolver com qualidade ações de atenção básica à saúde no município. “Estamos realizando um diagnóstico com a intenção de identificar nossas reais necessidades e, então para cada bairro providenciar ações que tragam melhorias no atendimento à saúde”, relata.

Para a coordenadora municipal da Atenção Básica, Margriet Verburg, as oficinas proporcionam uma reorganização nas diretrizes a serem seguidas e faz refletir sobre o trabalho realizado no dia a dia da comunidade. “Nossa meta é verificar se 100% das famílias de cada localidade já estão cadastradas e quais são os lideres comunitários, entidades associativas e representativas. Não podemos nos esquecer também de levar em consideração os aspectos geográficos, ambientais e sociais de cada região”, acrescenta.

Segundo a enfermeira da Unidade de Saúde no bairro São Dimas, Vera Maria Inácio, o encontro proporcionou troca de experiências entre os participantes e possibilitou a discussão dos objetivos e a metodologia das novas ações a serem implantadas. “O propósito é estimular melhorias na infra-estrutura para melhor atendermos a população”, acrescenta.

O próximo encontro da 5° Oficina de Planejamento Municipal da Estrutura de Atenção Básica à Saúde, está previsto para os dias 24 e 25 de junho. A intenção é trabalhar com as equipes que não participaram do primeiro momento porque se mantiveram nos postos para atender à comunidade.