Proerd certifica 420 alunos dos 5º anos da rede de ensino do município

As turmas de cinco escolas da rede municipal participaram do curso que visa alertar sobre os riscos das drogas e violência

O PROERD formou 420 alunos do 5º ano – da Rede Municipal de Ensino do município.

A Prefeita Beti Pavin esteve presente e ressaltou a importância do evento.

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizou no último sábado, dia 4, a formatura de 420 alunos do 5º ano – da Rede Municipal de Ensino do município. O evento aconteceu no pavilhão do Parque Municipal Parque da Uva e contou com a participação da Fanfarra Municipal de Colombo.

Entre as Escolas Municipais participantes da formatura estavam: Jovino do Rosário, José Frederico Paulo Weigert, Barão de Mauá, Gabriel D’Anúncio Strapasson e John Kennedy.

“Este é um programa que nos aponta o caminho certo para as nossas crianças, adolescentes e jovens. Ficar longe das drogas, receber boas informações nas nossas escolas, participar das ações dos projetos sociais, e ganhar a atenção da família, certamente vai garantir uma sociedade melhor”, disse a Prefeita de Colombo Beti Pavin.

Durante todo o período do primeiro semestre de 2016, os estudantes participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que em um cronograma com dez aulas ministradas nas salas de aulas pelo Cabo Dirlei Pereira da Silva, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, buscou alertar as crianças e adolescentes sobre os riscos das drogas, além de incentivar práticas para a cultura da paz e distanciamento de situações que envolvam as diversas situações de violência.

Um dos objetivos do programa é evitar o aumento do índice de jovens envolvidos com as drogas e a violência. O Proerd está presente na Rede de Ensino Público e Particular do Estado do Paraná, desde o ano de 2000, e é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana durante uma hora aula com turmas do 5º ano do ensino fundamental.

“Nosso objetivo é que, ao final do curso, eles sejam cidadãos ainda mais conscientes, que saibam discernir o certo e o errado. Em Colombo, a recepção das escolas é excelente, o que resulta, também, no nosso sucesso”, ressaltou o cabo Dirlei da Silva.

A secretária da pasta, Aziolê Cavallari Pavin lembrou a importância dos jovens estarem participando desse curso e comemorou o sucesso da parceria. “Hoje estamos celebrando mais uma formatura do PROERD. E nós ficamos muito felizes em formar mais alunos. Esta formatura representa que vocês crianças aprenderam a principal lição do PROERD a coragem de dizer não as drogas, não ao caminho muitas vezes sem volta. E, ao contrário de tudo isso, aprenderam a dizer sim ao respeito próprio e amor a vida. Que as lições recebidas por seus professores e do Instrutor Cabo Dirlei perdurem e percorram seus caminhos por sua vida. A Secretaria Municipal de Educação manifesta agradecimentos à Prefeita Beti, que sempre apoia este programa junto às escolas de Colombo, à toda corporação da Polícia Militar, dos educadores sociais, especialmente o policial Dirlei e aos pais que dedicaram a confiança entregando os seus filhos em nossas escolas”, ressaltou Aziolê Cavallari.

Aproximadamente 900 pessoas participaram da formatura, durante o evento, alunos, pais e professores assistiram a apresentações e discursos das autoridades presentes. A Professora da Escola Municipal John Kennedy, Maria de Fátima Ferraz recebeu uma bela homenagem dos alunos.

Fotos: João Senechal/ PMC