Produtores Rurais participam de palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica

A ação buscou orientar os agricultores – principalmente aqueles que realizam operações interestaduais

Produtores Rurais participam de palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica

Na última quinta-feira (6), a Prefeitura de Colombo por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento promoveu para os produtores rurais do município uma palestra referente a Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural – NFP-e.

A palestra buscou orientar os agricultores – principalmente aqueles que realizam operações interestaduais – acerca da obrigatoriedade em emitir eletronicamente suas notas fiscais a partir de 1º de janeiro de 2019 para as operações fora do estado e, a partir de 2020, para as demais operações. O evento foi conduzido pelo Coordenador Regional da 1° Delegacia Regional da Receita Estadual, Paulo Pereira de Carvalho. Ao todo participaram do evento mais de 100 produtores.

Além dessa ação a Secretária de Agricultura promoverá outras capacitações sobre o tema para os agricultores que tiverem dúvidas. “Em breve haverá outras turmas reduzidas com 10 a 15 pessoas – para que os produtores tenham a oportunidade de receberem orientações mais diretas, bem como sanar as dúvidas pontuais.” explicou o Secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Dessa maneira os agricultores terão a possibilidade de realizar o cadastro no sistema, para acessar a plataforma, e emitir a nota. Entre as atividades estão simulações de emissão de notas em um campo teste. “O monitoramento será feito pela equipe da própria secretaria que passaram por treinamento especifico sobre o tema”, ressalta Toniolo.

Entre os benefícios que a emissão da Nota Fiscal trará para os agricultores estão a eliminação da prestação de contas com a Prefeitura, redução de erros de escrituração e a emissão poderá ser feita em qualquer lugar que possua computador com acesso à internet e impressora, evitando que o produtor perca tempo em ir à Prefeitura para retirar notas.

Foto: Divulgação/PMC