Produtores recebem equipamentos de processamento de vinho

Ao todo, são nove equipamentos que auxiliarão na transformação da uva madura em vinho

Na ocasião, foram entregues nove equipamentos de processamento de vinho, adquiridos pela Prefeitura de Colombo.

A Prefeita Beti Pavin esteve presente durante o encontro e destacou a importância dessas máquinas.

O objetivo das máquinas é realizar todo o procedimento e processo da transformação da uva madura em vinho ou em suco de uva.

Aconteceu na última sexta-feira, 25, a primeira reunião com os produtores de vinho do município que participarão da 54º edição da Festa da Uva de Colombo. Na ocasião, foram entregues nove equipamentos de processamento de vinho, adquiridos pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Agricultura e Abastecimento em forma de permissão de uso para a Cooperativa de Uva e Vinho de Colombo.

A Prefeita Beti Pavin esteve presente durante o encontro e destacou a importância dessas máquinas e o aumento da produção dos derivados de uva na região. “Esses equipamentos de processamento para a fabricação do vinho é de suma importância para os produtores. Estamos pensando e investindo para evidenciar a agricultura local como também a nossa cultura”, destacou a prefeita.

Os equipamentos executam todo o procedimento e processo da transformação da uva madura em vinho ou em suco de uva, além do processo de envase.

“É uma conquista para os produtores que estavam esperando há 10 anos para facilitar e regulamentar a produção diante das exigências dos órgãos responsáveis pela fiscalização”, disse o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Sobre os equipamentos

O objetivo das máquinas é realizar todo o procedimento e processo da transformação da uva madura em vinho ou em suco de uva. Ao todo, são nove itens que compõe todo processo que vão proporcionar mais agilidade na produção de vinhos e sucos da fruta, sendo eles: duas desengaçadeiras para separar a uva dos cachos; duas prensas hidráulicas para moer a uva; um filtro para separar as impurezas; um monobloco para fazer o engarrafamento por bombeamento; uma enrolhadeira, uma encapsuladora e uma rotuladora.

Segundo Toniolo, uma unidade de envase será construída para abrigar os equipamentos e que atenda todas as necessidades exigidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Nas regiões produtoras de uva é comum à utilização desses equipamentos devido à exigência do MAPA, em relação ao certificado e registro de todo produto industrializado.

“O município tem muito a ganhar, pois faz com que os nossos produtores de uva continuem produzindo ainda mais, mantendo as tradições e sua cultura, profissionalizando-se e qualificando seus produtos diante aos órgãos fiscalizadores, tornando nosso município referência na produção de uvas e derivados”, destaca.

Foto: João Senechal /PMC