Produção e cultivo da uva foram temas discutidos em reunião de trabalho

Iniciativa que reuniu representantes do poder público, produtores e associações teve como objetivo o fortalecimento da atividade em Colombo

A prefeita Beti Pavin acompanhada de autoridades que participaram do debate

Iniciativa reuniu poder público, produtores e associações ligadas a produção e comercialização da uva.

Reunião discutiu as principais demandas da produção de uva no município

Diagnosticar as principais demandas dos produtores de uva do município. Foi com este objetivo que a Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva no Estado do Paraná realizou nesta quarta-feira, 01, em Colombo uma reunião de trabalho para ouvir o poder público, produtores e instituições ligadas ao tema, para debater soluções que visam o fortalecimento da atividade.

Durante seu discurso de abertura a Prefeita Beti Pavin falou da tradição que o cultivo da uva possui no município. Beti também ressaltou o apoio que Colombo oferece aos produtores. “Queremos valorizar e apoiar os nossos produtores. Prova disso, é o programa que desenvolvemos com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento que subsidia parte do valor para a aquisição de parreiras”, explicou.

Já o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, fez questão de ressaltar a importante posição que o município ocupa frente à produção de uva e vinho no Paraná. “Colombo é uma das cinco principais cidades na produção de vinho no estado e receber está reunião só reforça o importante papel exercido pela nossa cidade”.

Na reunião, produtores e representantes de associações ligadas ao plantio e comercialização da uva tiveram a oportunidade de expor as principais dificuldades vivenciadas. Colombo foi o quinto município a receber a reunião, que já passou pelas cidades de Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão e Rosário do Ivaí. A expectativa é que esta frente de trabalho ainda passe por outras duas cidades.

Vale ressaltar que atualmente em Colombo existem cerca de 30 produtores de agricultura familiar que trabalham com o plantio e comercialização da uva e de seus derivados. Segundo dados divulgados durante a reunião, o município chega a produzir, aproximadamente, 300 mil litros de vinho por ano. O que coloca Colombo entre as cinco principais cidades na produção da bebida.

Também participaram da reunião o vice prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Waldirlei Bueno; os vereadores Gilgera e Pelé; os Deputados Estaduais Evandro Araújo e Claudio Palozi; a secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Daniela Setim; o secretário de Agricultura de Palmeira, Vilmar Agostinho Sergik; o presidente da Coacol, Lendro Cavassim; o presidente da Coperuva, Igor Pavin, e o presidente da Cdoc, Adriano Guarise. Além de representantes da Emater Colombo, Curitiba e Palmeira.

Foto: Marcio Fausto/PMC