Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Produção e cultivo da uva foram temas discutidos em reunião de trabalho

Iniciativa que reuniu representantes do poder público, produtores e associações teve como objetivo o fortalecimento da atividade em Colombo

A prefeita Beti Pavin acompanhada de autoridades que participaram do debate

A prefeita Beti Pavin acompanhada de autoridades que participaram do debate

Iniciativa reuniu poder público, produtores e associações ligadas a produção e comercialização da uva.

Iniciativa reuniu poder público, produtores e associações ligadas a produção e comercialização da uva.

Reunião discutiu as principais demandas da produção de uva no município

Reunião discutiu as principais demandas da produção de uva no município

Diagnosticar as principais demandas dos produtores de uva do município. Foi com este objetivo que a Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva no Estado do Paraná realizou nesta quarta-feira, 01, em Colombo uma reunião de trabalho para ouvir o poder público, produtores e instituições ligadas ao tema, para debater soluções que visam o fortalecimento da atividade.

Durante seu discurso de abertura a Prefeita Beti Pavin falou da tradição que o cultivo da uva possui no município. Beti também ressaltou o apoio que Colombo oferece aos produtores. “Queremos valorizar e apoiar os nossos produtores. Prova disso, é o programa que desenvolvemos com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento que subsidia parte do valor para a aquisição de parreiras”, explicou.

Já o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, fez questão de ressaltar a importante posição que o município ocupa frente à produção de uva e vinho no Paraná. “Colombo é uma das cinco principais cidades na produção de vinho no estado e receber está reunião só reforça o importante papel exercido pela nossa cidade”.

Na reunião, produtores e representantes de associações ligadas ao plantio e comercialização da uva tiveram a oportunidade de expor as principais dificuldades vivenciadas. Colombo foi o quinto município a receber a reunião, que já passou pelas cidades de Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão e Rosário do Ivaí. A expectativa é que esta frente de trabalho ainda passe por outras duas cidades.

Vale ressaltar que atualmente em Colombo existem cerca de 30 produtores de agricultura familiar que trabalham com o plantio e comercialização da uva e de seus derivados. Segundo dados divulgados durante a reunião, o município chega a produzir, aproximadamente, 300 mil litros de vinho por ano. O que coloca Colombo entre as cinco principais cidades na produção da bebida.

Também participaram da reunião o vice prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Waldirlei Bueno; os vereadores Gilgera e Pelé; os Deputados Estaduais Evandro Araújo e Claudio Palozi; a secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Daniela Setim; o secretário de Agricultura de Palmeira, Vilmar Agostinho Sergik; o presidente da Coacol, Lendro Cavassim; o presidente da Coperuva, Igor Pavin, e o presidente da Cdoc, Adriano Guarise. Além de representantes da Emater Colombo, Curitiba e Palmeira.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC