Prefeitura vai ampliar os serviços de varrição e conservação das vias públicas

O Projeto de Varrição completa um ano e a partir desse mês aumentará o número de trabalhadores e o roteiro e abrangência

A partir desse mês de abril, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente vai aumentar o número de trabalhadores que efetuam os serviços de varrição e conservação das vias públicas de Colombo.  O efetivo de agentes de limpeza salta de 19 para 29 o que vai possibilitar a ampliação do roteiro e a abrangência de novos bairros.

“Serão priorizadas as ruas com maior fluxo de veículos, comércios e pedestres, além das vias de ligação dos bairros. Tornando uma cidade ambientalmente mais eficiente, bem cuidada e limpa. Pretendemos até 2020 potencializar ainda mais os serviços. O primeiro passo é aumentar gradativamente para não comprometer as contas públicas”, explicou o secretário da pasta, Evandro Busato.

Os serviços consistem na remoção ou retirada de resíduos das ruas causados por fenômenos naturais, como por exemplo, folhas e flores de árvores, de terra e areia trazidos pelo vento e/ ou chuvas.  Além daqueles provocados acidentalmente durante passeios ou jogados dos veículos, como papéis, e plásticos, por exemplo – resíduos que prejudicam o escoamento das águas pluviais nas guias, canaletas, sarjetas e bocas de lobo.

Projeto de Varrição completou um ano, no município. “É a primeira vez que implantamos esse serviço, que será ampliado até 2020 – sem refletir no aumento da tarifa para a população. Equacionamos e um bom planejamento financeiro fez com que conseguíssemos atingir esse aumento dos agentes de limpeza”, ressaltou Busato.

Os serviços também contam com a varrição, raspagens das guias e sarjetas ao longo do trecho dos itinerários e remoção dos resíduos de todas as lixeiras instaladas nas vias públicas.

Outros serviços

Além da varrição, o Departamento de Resíduos possui também atribuições como coleta seletiva, coleta de carcaça de animal, coleta de grandes volumes (sofá e móveis velhos, eletrodomésticos), Eco pontos de pneus inservíveis, Eco pontos de resíduos especiais (óleos usados, pilhas, baterias), entre outros.

Foto: Ilson L. de Jesus