Prefeitura realiza Hora do Mamaço em Colombo

Durante a ação houve esclarecimento de dúvidas sob a orientação dos profissionais de saúde.

O evento reuniu cerca de 40 mães de bebês com até seis meses de idade que nasceram na maternidade.

A Hora do Mamaço faz parte da Campanha Agosto Dourado e visa destacar a importância da prática da amamentação

Aconteceu na última sexta-feira, 4, a Hora do Mamaço, em comemoração a 25ª Semana Mundial de Amamentação. A ação foi dedicada à amamentação e reuniu cerca de 40 mães de bebês com até seis meses de idade que nasceram na maternidade.

“É um momento de muita descontração e troca de experiências entre as mães. Também houve esclarecimento de dúvidas sob a orientação dos profissionais de saúde. Com essa ação, realizamos a amamentação simultânea e um em local aberto e ressaltamos a importância do aleitamento e o direito de fazê-lo em público, sem nenhum tipo de preconceito”, enfatiza o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

A iniciativa promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com Hospital e Maternidade Alto Maracanã faz parte da Campanha Agosto Dourado e visa destacar a importância da prática da amamentação, como seus impactos sobre a saúde humana e seu menor custo para a sociedade e para o planeta.

A coordenadora de enfermagem do hospital, Sabrina Tanaka, destaca que o evento foi muito satisfatório. “O objetivo desta ação é conscientizar, sanar dúvidas e levar informação sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. Por isso, estamos muito contentes com a participação das puérperas e das gestantes, que superou as expectativas”, ressalta. Para ela, as mães estão cada vez mais receptivas quanto ao tema e principalmente mais conscientes em relação ao direito de amamentar em todos os estabelecimentos, ato que recebeu amparo legal em diversas regiões do país.

Gabriele Kitto, de 19 anos, conta que o evento sobre amamentação foi muito bem-vindo para ela que é mãe do primeiro filho, o pequeno Brayan. “Mesmo já estando familiarizada com a maternidade, sempre surgem muitas dúvidas e estes momentos são importantes para aprender um pouco mais sobre algo que é tão importante para a saúde do meu filho”, declarou.

Vale lembrar, que a semana mundial da amamentação é comemorada há cerca de 20 anos entre os dias um e sete de agosto e, em 2017, a lei que institui o mês como o do Aleitamento Materno foi aprovada.

Entre as atividades oferecidas no mês de agosto estão à ioga, arteterapia, biodança, auriculoterapia e a shantala, que é uma massagem indiana que proporciona ao bebê mais calma, sonos tranquilos e menos cólica. Os eventos possuem vagas limitadas. Para mais informações procure a Unidade de Saúde de sua região.

Os eventos acontecerão nos dias e locais indicados abaixo:

10/08 – Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Igreja Católica Bacaetava – 14h

11/08 – Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Roça Grande – Dia todo

18/08 – Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Park Shopping Colombo – Dia todo

25/08 – Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Igreja São Paulo da Cruz – Dia todo

_MG_4794 _MG_4798 _MG_4800 _MG_4801 _MG_4804 _MG_4807 _MG_4815 _MG_4821 _MG_4824 _MG_4847 _MG_4867 _MG_4878

Foto: Marcio Fausto/PMC