Prefeitura realiza com sucesso a II Conferência de Meio Ambiente

Uma delegação de 50 colombenses foi eleita para representar o município na Conferência Macrorregional em Ponta Grossa

Estavam presentes representantes do poder público, empresários, estudantes e entidades da sociedade civil organizada

Em um dia dedicado para debater questões ambientais com foco na produção e destinação para os resíduos sólidos, representantes do poder público, empresários, estudantes e entidades da sociedade civil organizada, se reuniram para a realização da II Conferência Municipal de Meio Ambiente.

Autoridades participam da II Conferência, no Pavilhão de eventos do Parque da Uva

O evento realizado no dia 31, foi um grande sucesso e refletiu a preocupação dos vários segmentos com o tema. O local escolhido, para abrigar o encontro, foi o pavilhão de eventos do Parque da Uva, um dos símbolos de preservação ambiental da cidade de Colombo.

Na abertura do evento, o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, destacou que uma cidade é apenas uma célula de um planeta que precisa ser cuidado e declarou que sua equipe está aberta ao diálogo e muito atenta para o cumprimento dos compromissos que cada cidadão, empresa ou estabelecimento de ensino deve ter com o meio ambiente.

Ao discursar, o vice-prefeito Ademir Goulart, reafirmou a determinação da gestão municipal em cuidar da cidade em todos os seus aspectos e declarou que os cuidados com o meio ambiente e a busca de soluções para o destino do lixo é diário.

Promotor de Justiça Saint Clair Honorato Santos ministra palestra sobre resíduos sólidos

Outro pronunciamento importante na solenidade de abertura, foi do vereador presidente da Câmara Municipal, José Renato Strapasson, que declarou em nome de todos os vereadores o compromisso de encaminhar com prioridade as leis que tratem das questões ambientais.

Palestra Magna
Para falar sobre a importância do tema “Resíduos Sólidos” a comissão preparatória que foi comandada pelo secretário Amaral, convidou o Promotor de Justiça Saint Clair Honorato Santos que durante aproximadamente duas horas, discorreu sobre o tema e promoveu entre os participantes, momentos de reflexão sobre as responsabilidades em uma cadeia produtiva que se não cuidada, leva ao meio ambiente problemas alarmantes e que precisam de medidas urgentes que freiem o que classificou como o caos no meio ambiente.

Os eixos temáticos propostos pela Conferência Nacional de Meio Ambiente; I – Produção e consumo sustentáveis; II – Redução dos impactos ambientais; III – Geração de emprego, trabalho e renda; IV – Educação ambiental; Foram debatidos em quatro grupos de trabalho com livre escolha entre os delegados participantes. O resultado final foi a aprovação de cinco propostas de cada grupo que foram apresentadas na plenária de encerramento.

Macrorregional

Estudantes também marcaram presença na conferência do Meio Ambiente

Na ocasião, a Conferência Municipal elegeu 50 delegados entre os participantes inscritos representando setores da sociedade colombense e que já no dia seguinte, participaram da Conferência Macrorregional de Meio Ambiente realizada na cidade de Ponta Grossa. Neste evento, foram escolhidos os delegados que participarão da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente do Paraná.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br