Prefeitura realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

Atividades visam a conscientização da população em relação aos transtornos mentais

Acontece nesta terça-feira, 11, das 8h30 às 17, no auditório da Regional do Maracanã, o Encontro Municipal de Saúde Mental: “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no Município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”. O evento acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado sempre no dia 10 de outubro.

Durante o evento será ministrada uma palestra pelo médico, psiquiatra, mestre e doutor em Saúde Coletiva, Deivisson Vianna Dantas dos Santos. Logo após, haverá uma apresentação musical – com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS e do CAPS II. Além de oficinas gratuitas que serão abertas aos participantes.

Além de celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, a ação tem como objetivo a conscientização da população sobre o tema. A população estimada de Colombo é 234.941 habitantes, considerando os índices de prevalência adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 28.192 pessoas sofrem com transtornos mentais e 14.096 pessoas possuem problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, totalizando uma população aproximada de 42.288 pessoas que necessitam de cuidados mentais em algum momento da sua vida.

“É preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso, a importância desta data. Que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”, afirma o secretário de Saúde, médico Darci Martins Braga.

O município oferece aos moradores atendimento por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Transtorno Mental e do Centro de Atenção para Álcool e Drogas. Os serviços funcionam com uma equipe multiprofissional (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e técnicos) que realizam ações terapêuticas que visam a reabilitação psicossocial como atendimentos individuais com os técnicos da saúde mental, acolhimentos especializados, consultas médicas, orientações e reuniões familiares, grupos terapêuticos, visitas domiciliares nos territórios e ações de emergências nos territórios de acordo com a demanda.

Já no dia 13, será realizado um passeio no Parque Municipal da Uva envolvendo os pacientes e familiares, onde ocorrerão atividades de lazer e um piquenique.

Serviço:

Data: 11 de outubro de 2016

Horário: Das 8h30 às 17h

Local: Auditório da Regional do Maracanã – Rua Dorval Ceccon, 664

Os Centros de Atenção Psicossocial estão localizados nos seguintes endereços:

Caps Transtorno Mental – Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno.

Telefone: 3606-2911

Caps Álcool e Drogas – Rua São Francisco Xavier, 269 – Jardim Fátima Tel: 3663-5742