Prefeitura realiza 2ª Oficina da revisão do Plano Diretor

Objetivo é buscar, com a ajuda da população, soluções às questões do município

A coordenadora da revisão e secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Mara Tosin fala durante a 1ª oficina

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, irá realizar neste dia 28, segunda-feira, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8771 – às 18h30, a segunda Oficina Comunitária referente à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Segundo a coordenadora da revisão do plano e secretária da pasta, Tania Mara Tosin “a participação da comunidade é importante em todo o processo de revisão do PDM, principalmente nas oficinas comunitárias, espaço onde a comunidade pode ser ouvida com relação à percepção que ela tem sobre a cidade”, informou.

O objetivo das oficinas é “dar voz à comunidade para que o poder público construa as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada e sustentável. A cidade somos nós, precisamos validar isso”, explicou ainda, e ressalta que serão realizadas quatro audiências públicas ao total, além das outras duas oficinas que aconteceram no próximo semestre.

Primeira oficina

População participa da 1ª oficina comunitária para ser ouvida com relação à percepção que ela tem sobre a cidade; A 2ª acontece neste dia 28

Foi realizada na última segunda-feira, 21, a primeira Oficina Comunitária referente à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Colombo. O encontro aconteceu no auditório da Regional Maracanã e fez parte de uma série de debates que seguem até o dia 19 de setembro, com a consolidação da revisão.

Durante a oficina, foram apresentados os conceitos e exemplos práticos quanto os temas pertinentes ao processo de revisão, como habitação, infraestrutura e equipamentos públicos, mobilidade, transporte público, meio ambiente, entre outros.

“Os participantes foram então divididos em grupos e apontaram às principais potencialidades e deficiências do município, dentro destas temáticas, com apresentação final de cinco potencialidades como pontos positivos e cinco deficiências como pontos negativos em cada um dos temas”, explicou a coordenadora da revisão e secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Mara Tosin.

O Plano Diretor

O plano segue em revisão desde abril com a participação da equipe técnica da empresa Technum Consultoria SS – contratada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – que auxilia e presta suporte aos diversos setores envolvidos.

O Plano Diretor Municipal, instituído em 2004, se trata de um procedimento de desenvolvimento e expansão urbana. De forma geral, ele é o responsável por vários projetos que envolvem aspectos físicos e econômicos, mas sempre focando em equilibrar questões sociais e ambientais.

Presenças

Estiveram presentes durante a oficina o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo; de Comunicação Social, Professor Waldirlei Bueno; a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva; o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; de Meio Ambiente, Evandro Busato; de Obras e Viação, Agnaldo Santos e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcio Strapasson.

O encontrou teve também a participação do Controlador Geral do Município, Edson Strapasson; o Diretor Administrativo da Regional Maracanã, João Dalprá e o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller, além dos vereadores Marquinhos Berlesi, Edson Baggio, Anderson Prego, Angelo Betinardi, Pastor Jerçon, Pelé, Gilgera e Sidinei Campos.

Serviço:

Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)

2ª Oficina Comunitária

Data: 28/05  (segunda-feira)