Objetivo é buscar, com a ajuda da população, soluções às questões do município
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, irá realizar neste dia 28, segunda-feira, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8771 – às 18h30, a segunda Oficina Comunitária referente à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
Segundo a coordenadora da revisão do plano e secretária da pasta, Tania Mara Tosin “a participação da comunidade é importante em todo o processo de revisão do PDM, principalmente nas oficinas comunitárias, espaço onde a comunidade pode ser ouvida com relação à percepção que ela tem sobre a cidade”, informou.
O objetivo das oficinas é “dar voz à comunidade para que o poder público construa as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada e sustentável. A cidade somos nós, precisamos validar isso”, explicou ainda, e ressalta que serão realizadas quatro audiências públicas ao total, além das outras duas oficinas que aconteceram no próximo semestre.
Primeira oficina
Foi realizada na última segunda-feira, 21, a primeira Oficina Comunitária referente à revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Colombo. O encontro aconteceu no auditório da Regional Maracanã e fez parte de uma série de debates que seguem até o dia 19 de setembro, com a consolidação da revisão.
Durante a oficina, foram apresentados os conceitos e exemplos práticos quanto os temas pertinentes ao processo de revisão, como habitação, infraestrutura e equipamentos públicos, mobilidade, transporte público, meio ambiente, entre outros.
“Os participantes foram então divididos em grupos e apontaram às principais potencialidades e deficiências do município, dentro destas temáticas, com apresentação final de cinco potencialidades como pontos positivos e cinco deficiências como pontos negativos em cada um dos temas”, explicou a coordenadora da revisão e secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Mara Tosin.
O Plano Diretor
O plano segue em revisão desde abril com a participação da equipe técnica da empresa Technum Consultoria SS – contratada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – que auxilia e presta suporte aos diversos setores envolvidos.
O Plano Diretor Municipal, instituído em 2004, se trata de um procedimento de desenvolvimento e expansão urbana. De forma geral, ele é o responsável por vários projetos que envolvem aspectos físicos e econômicos, mas sempre focando em equilibrar questões sociais e ambientais.
Presenças
Estiveram presentes durante a oficina o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo; de Comunicação Social, Professor Waldirlei Bueno; a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva; o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; de Meio Ambiente, Evandro Busato; de Obras e Viação, Agnaldo Santos e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcio Strapasson.
O encontrou teve também a participação do Controlador Geral do Município, Edson Strapasson; o Diretor Administrativo da Regional Maracanã, João Dalprá e o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller, além dos vereadores Marquinhos Berlesi, Edson Baggio, Anderson Prego, Angelo Betinardi, Pastor Jerçon, Pelé, Gilgera e Sidinei Campos.
- Confira o cronograma abaixo e participe!
- 18.05.2018_CRONOGRAMA-PDM.pdf
Serviço:
Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
2ª Oficina Comunitária
Data: 28/05 (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
E-mail: planodiretor@colombo.pr.gov.br
Informações: 41-3656-8119
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc
Foto: Ilson de Jesus/PMC