Prefeitura promove Mutirão da Limpeza no bairro Guaraituba

O objetivo do mutirão é a limpeza e organização dos bairros, além de informar sobre os serviços prestados referentes à limpeza pública

O bairro Guaraituba recebe nos dias 12, 15, 26 e 29 de março e 02 de abril, o Mutirão da Limpeza – Eu quero meu bairro limpo. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e Viação visa à limpeza e organização dos bairros de Colombo.

Para participar é fácil, basta colocar os resíduos ou materiais inservíveis, como por exemplo, o colchão, sofá, eletroeletrônico, madeiras diversas de até 1m³, móveis e caliças – em frente à sua casa. Mas atenção, coloque estes resíduos somente nos dias informados, para evitar transtornos na vizinhança e no bairro.

“Durante o mutirão serão recolhidos todos os resíduos e materiais inservíveis mencionados provenientes de residências. Já os resíduos industriais não serão coletados, pois é de responsabilidade do gerador”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis

Para manter o bairro limpo é importante que todos participem auxiliando das seguintes maneiras: separe o lixo em casa e descarte corretamente os recicláveis. Toda terça-feira, quarta-feira ou sábado, o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento do lixo reciclável na região. “Basta colocar em frente à residência os recicláveis nos dias estipulados para que haja o descarte correto”, enfatiza Busato. Para saber quando o caminhão passará em seu bairro, basta entrar em contato com a SEMMA pelo telefone 3656-4849.

Coleta de Grandes Volumes

É considerado crime ambiental o descarte inadequado em área irregular, podendo gerar multa. Para resolver este problema, o Departamento de Resíduos Sólidos realiza o agendamento para recolher todos os resíduos volumosos, como por exemplo, móveis, madeiras, eletrodomésticos e colchões.

Caso o munícipe queira solicitar a retirada de algum material de grande volume basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção. “Após a semana do mutirão de limpeza a retirada de materiais de grande volume será realizada somente com agendamento pelo telefone informado”, explica o secretário.

Coleta de Óleo Comestível

Atualmente há pontos de coleta de óleo de cozinha usado – em pontos estratégicos – instalados próximos a população, nas escolas estaduais e municipais da região, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Coleta de Pneus Inservíveis

É a coleta de pneus inservíveis. O ponto de coleta fica localizado na Rua Sudão, n° 1080 – no bairro Rio Verde e a entrega pode ser feita por qualquer pessoa de forma gratuita.

Coleta de carcaça de animais

Anualmente são coletadas aproximadamente quatro toneladas de animais mortos em vias públicas. Caso o munícipe encontre um animal morto basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.

Coleta Verde

É um programa da Secretária de Agricultura e Abastecimento com parceria com a Secretária de Meio Ambiente. No programa, a população pode trocar dez quilos de materiais recicláveis por uma sacola de verduras. Ao todo, são 16 pontos de coleta espalhados por todo o município.

Setor 1 – Segunda-feira 12/03

Setor 2 – Quinta-feira 15/03

Setor 3 – Segunda-feira 26/03

Setor 4 – Quinta-feira 29/03