Prefeitura promove atividades para combater o Aedes Aegypti no município

A programação inclui entrega de gibis de caráter educativo nas escolas e mutirões nos bairros

Alunos do Maternal II ao 5º ano receberam gibis de caráter educativo com o personagem “Sapão contra a Dengue”.

A primeira ação foi realizada na Escola Municipal Vitório Manuel Franceschi.

O cronograma de atividades, do mês de novembro, para combater o mosquito Aedes Aegypti no município, iniciou nesta quarta-feira, 09. A ação, promovida pela Prefeitura de Colombo em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, reuniu os alunos, da Escola MunicipalVitório Manuel Franceschi – localizada na Rua: Antônio Socher, 207.

Na ocasião, 250 alunos do Maternal II ao 5º ano receberam gibis de caráter educativo com o personagem “Sapão contra a Dengue”, com informações sobre o combate à dengue, de forma lúdica e divertida. Além da história em quadrinho as crianças também conferiram um conteúdo interativo com jogos de cruzadinha, ligue as figuras, caça palavras, jogos dos 7 erros e figuras para colorir.

_MG_0022Programação

Durante toda a programação de novembro – mais de 2 mil alunos – de quatro escolas municipais – vão participar do cronograma de prevenção a Dengue. Entre as escolas envolvidas estão as Escolas Municipais: Gabriel Dánúncio Strapasson, Pedro Viriato Parigot de Souza e John Kennedy. Além dos Mutirões de Combate à Dengue que acontecerá no próximo sábado, 12, na Unidade de Saúde César Augusto e no dia 18 de novembro a ação será realizada na Unidade de Saúde Alexandre Nadolny.

Sobre o Aedes Aegypti

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A doença manifesta-se com a presença de súbita de febre, manchas avermelhadas, dor muscular e sintomas associados. O quadro clínico pode evoluir desde casos assintomáticos até formas mais graves podendo levar à morte. .A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito, como por exemplo, garrafas, vasos de plantas, pneus, entre outros. Além de medidas sanitárias como a limpeza de terrenos baldios e restos de entulho. O intuito da Prefeitura Municipal é sensibilizar a população em relação à eliminação dos focos de criadouros em Colombo e a rápida identificação dos casos suspeitos de Dengue para o atendimento médico precoce.

_MG_0016Confira a programação:

Gibi – Sapão Contra a Dengue

Dia: 16/11
Local: Escola Municipal Gabriel Dánúncio Strapasson  – Rua Albino Wank, 322-

Dia: 23/11
Horário: 9h e 14h
Local: Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza – Rua Antonio Francisco Scrok, 39

Dia: 23/11
Horário: 08h e 13:30h
Local: Escola Municipal John Kennedy – Rua Travessa São Paulo, 141 –/16 ás 08h e 13:30h

Mutirão de Combate à Dengue

Dia: 12/11
Horário: 09h ás 13h
Local: Unidade de Saúde – César Augusto – Rua: Gustavo Nass, s/n

Dia: 26/11
Horário: 09h ás 13h
Local: Unidade de Saúde – Alexandre Nadolny – Rua: Basílio Pereira, 18.

Foto: Marcio Fausto/ PMC