Prefeitura promove ação em alusão a Campanha Nacional Abril Verde

Objetivo da ação é de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Saúde vai promover neste mês de abril, uma ação em alusão a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – oficializada em 28 de abril, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e conhecida como “Abril Verde”.

O trabalho de orientação a população acontece no dia 27 de abril, no Terminal do Maracanã, das 15h às 17. Além de banner, serão distribuídos folders com informações sobre a data. Os profissionais de saúde também lembraram sobre a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – utilizados em atividades profissionais que possam gerar algum tipo de risco físico para o trabalhador. E ações de prevenções em relação a saúde do trabalhador civil.

O objetivo da campanha é de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho. “Essa iniciativa busca trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia. Por isso, o foco do Abril Verde é a conscientização, para que as pessoas tenham ambientes de trabalho seguros e saudáveis, para evitarem o adoecimento e também os acidentes que podem ocorrer”, destacou o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Além disso, a equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador do município atua durante todo o ano com verificação e orientação as empresas e indústrias a fim de prevenir riscos à saúde dos trabalhadores, atendendo em média seis locais por dia. A equipe é responsável também pela fiscalização de denúncias, óbitos e amputações notificados pelas unidades assistenciais de saúde do município e hospitais regionais.

Sobre a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Abril Verde acontece em todo o país com a intenção de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade geral, empregados, empregadores e órgãos responsáveis para o alerta sobre os problemas que podem acontecer no ambiente de trabalho.

De acordo com os dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São cerca de 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.

Data: 27 de abril

Local: Terminal Maracanã – Av. Marginal José de Anchieta, 171