Prefeitura promove ação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down

O Haras Adal abriu as portas para receber os alunos e professores da APAE; a Prefeitura analisa parceria para levar a Equoterapia aos alunos com deficiências

A Prefeita Beti Pavin participou da visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – ao Haras Adal, no São Gabriel.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 março, a Prefeita Beti Pavin participou da visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – ao Haras Adal, no São Gabriel.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria de Educação – em comemoração à data –  que tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância da luta por direitos igualitários e a inclusão das pessoas com Down, ou seja, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21 – na sociedade.

“Sempre tive um grande carinho pela APAE e seus alunos, eu espero que possamos implementar o Projeto de Equoterapia o mais breve possível no nosso município. Entendo, que esse contato com os animais, seja bom para o desenvolvimento deles”, ressaltou a Prefeita Beti Pavin.

O Haras Adal abriu as portas para os alunos e professores da APAE que foram recebidos pelo Alberto Dalcanale, proprietário do Haras e apoiador do projeto.

“A ideia de aplicar a equoterapia no tratamento dos alunos especiais sempre houve, mas existia uma carência de lugares em que o projeto pudesse ser realizado. Foi então que proprietário do Haras Adal se mostrou interessado em disponibilizar os cavalos e o espaço para que pudéssemos realizar o projeto”, conta o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Marcio Strapasson.

A Prefeitura analisa parceria para levar a Equoterapia aos alunos com deficiências.

A equoterapia pode ser utilizada para complementar o tratamento de pessoas com deficiências ou síndromes.  “Nosso intuito é proporcionar o bem-estar da população.  O Haras existe há 25 anos e a 10 anos abrimos uma escola de hipismo, e no setor esportivo sempre tivemos ótimos resultados. Conseguir proporcionar a essas pessoas, o contato com os animais e com a natureza, me traz uma sensação de alegria e satisfação muito grande”, disse Alberto Dalcanale.

Vale lembrar, que o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e a Prefeitura busca parceiros e recursos para concretizar o programa.  Na visita, realizada na última quarta-feira, 21, apenas alunos com Síndrome de Down participaram. Porém, a expectativa é que todos os alunos com deficiências tenham acesso ao Projeto de Equoterapia.

Estiveram presentes no evento, os Secretários de Governo Gilberto Pavin,  da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Marcio Strapasson e o Diretor do departamento de Esporte Paulo Cesar Cardoso.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC