Prefeitura oferece capacitação para empreendedores do município

Em parceria com Anvisa, curso visa orientar comerciantes sobre a manipulação correta dos alimentos

A prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a Anvisa oferece aos empreendedores do município acesso gratuito ao curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com o objetivo de orientá-los quanto a prática correta de manipulação.

“É um passo de apoio a comunidade para que tenham qualidade no produto que é servido. Temos o dever de orientar e capacitar, tendo em vista a qualidade de vida da população”, afirma o secretário da Saúde, Fernando Aguilera.

A iniciativa também atender a resolução da Anvisa n° 216/2004, que preconiza em seu item 4.6.7, que: “Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.”

Para a realização da inscrição, o interessado deve acessar o site da Anvisa. O curso tem duração de, aproximadamente, doze horas, não havendo prazo para sua conclusão, é possível acessá-lo conforme disponibilidade de horário.

Lembrando que a realização deste curso não é suficiente para o comércio de alimentos. Os interessados em formalizar seu negócio devem se regularizar junto a prefeitura para obter o Alvará de Funcionamento e a Licença Sanitária. Além disso, o Centro do Empreendedor oferece serviços para o Micro Empreendedor Individual. “Nós da secretaria e os funcionários do Centro estamos aqui para orientar os empreendedores do nosso município”, afirma o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa.

Locais

A partir do dia 15 de julho, a prefeitura de Colombo disponibilizará nas Bibliotecas do município computadores com acesso à internet e servidores treinados para orientar e facilitar o acesso ao curso. Após a conclusão dos módulos será feita a emissão automática de declaração de participação do treinamento.

Serviço:
Inscrições: portal.anvisa.gov.br
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – SEDE
Endereço: Rua Zacarias de Paula Xavier, nº 407,Centro – Colombo
Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h.

Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucursal Maracanã Endereço: Rua Dorval Ceccon, 664, Alto-Maracanã – Colombo
Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: João Senechal/PMC