Prefeitura intensifica medidas de contenção de enchentes no Rio Verde

Além da troca de manilhas danificadas serão instaladas duas caixas de capitação de água

Obras de contenção de enchentes estão sendo realizadas próximo as Ruas Gustavo Kabitschke e Rodésia, no bairro Rio Verde

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação vem intensificando as medidas de contenção de enchentes, entre as Ruas Gustavo Kabitschke e Rodésia, no bairro Rio Verde.

As enchentes na região acontecem devido ao nível do Rio Atuba que, atualmente, encontra-se acima do seu nível normal. Entretanto, a localização das casas construídas as margens – dificulta o trabalho de desassoreamento e limpeza do rio, e também pelo acúmulo de lixo e saibro que entopem as manilhas, dificultando o escoamento da água.

Para Domingo Andretta, morador do bairro há três anos, o local sempre trouxe transtornos e alagamentos quando a incidência de chuvas são maiores. O morador conta que a água já chegou a entrar em casa. “Algumas vezes a água entrou na minha casa e eu perdi alguns móveis e eletrodomésticos. Dessa vez, acredito que com estas obras a nossa vida vai melhorar”, ressalta Andreatta.

Segundo o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki, a medida desenvolvida no momento é emergencial, pois as chuvas se intensificam nessa época do ano. “O trabalho de contenção torna-se mais difícil devido à localização. Existem muitas residências próximas ao rio e isso nos impede de fazer a limpeza, estamos traçando um plano que possibilite essa limpeza desse trecho. No momento o que estamos fazendo é uma medida paliativa com o propósito de evitar mais transtornos”.

Durante os serviços serão trocadas as manilhas danificadas por manilhas de concreto armado, e também serão instaladas duas caixas de capitação de água. Vale lembrar que algumas ações realizadas no dia a dia ajudam a evitar enchentes. Por isso, é necessário, que as pessoas evitem jogar lixo no chão. “Ao jogar o lixo nas ruas estamos contribuindo para que ocasione o assoreamento dos rios, ou o acumulo de lixo em bueiros”, ressaltou Novacki.

Foto: Marcio fausto/PMC